Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto

O estudo sobre Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto, elaborado pela Área de Biocombustíveis da Diretoria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética, visa contribuir para a identificação das oportunidades e ameaças ao abastecimento nacional dos veículos leves de ciclo Otto, assim como para a discussão acerca das alternativas de políticas públicas. 

O documento apresenta três cenários de oferta de etanol e seus desdobramentos para a demanda do ciclo Otto e sobre o balanço nacional de gasolina A, para o horizonte decenal.

2023

Com o presente estudo, a EPE visa contribuir para a identificação das oportunidades e ameaças ao abastecimento nacional dos veículos leves do ciclo Otto (etanol e gasolina automotiva), assim como para a discussão acerca das alternativas de políticas públicas. Para tanto, apresenta três cenários de oferta de etanol de cana-de-açúcar e de milho e seus desdobramentos para a demanda do ciclo Otto e sobre o balanço nacional de gasolina A, até o horizonte de 2033.

2022

O documento contempla cenários de oferta de etanol e demanda do ciclo Otto, a oferta da bioeletricidade da cana-de-açúcar exportada ao Sistema Interligado Nacional, o potencial de produção de biogás e uma avaliação dos investimentos associados a cada um dos cenários. Além disso, estima a contribuição do setor sucroenergético para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Setor de Energia.

2021

​Além dos cenários de oferta de etanol e demanda do ciclo Otto, o documento também contempla a oferta da bioeletricidade da cana-de-açúcar exportada ao Sistema Interligado Nacional, o potencial de produção de biogás e uma avaliação dos investimentos associados a cada um dos cenários. Além disso, estima a contribuição do setor sucroenergético para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Setor de Energia. As projeções consideram o impacto da pandemia de Covid-19, sendo observado com mais impacto no curto prazo.

2020

​Além dos cenários de oferta de etanol e demanda do ciclo Otto, o documento também contempla a oferta da bioeletricidade da cana-de-açúcar exportada ao Sistema Interligado Nacional, o potencial de produção de biogás e uma avaliação dos investimentos associados a cada um dos cenários. Além disso, estima a contribuição do setor sucroenergético para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Setor de Energia. As projeções consideram o impacto da pandemia de Covid-19.

2019

​Nessa edição, foram detalhadas algumas premissas para a projeção de produção de etanol a partir de milho. O documento também apresenta a oferta da bioeletricidade da cana-de-açúcar exportada ao Sistema Interligado Nacional e o potencial de produção de biogás para cada um dos cenários elaborados, bem como uma estimativa da contribuição do setor sucroenergético para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Setor de Energia e uma avaliação dos investimentos associados.

2018

​Nessa edição, foram detalhadas algumas premissas específicas e inserida uma segunda trajetória para determinadas variáveis do cenário de crescimento alto da oferta de etanol, em decorrência da célere tramitação do Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). Adicionalmente, o documento incluiu a apresentação da oferta da bioeletricidade da cana-de-açúcar exportada ao Sistema Interligado Nacional e o potencial de produção de biogás para cada um dos cenários elaborados, bem como uma estimativa da contribuição do setor sucroenergético para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Setor de Energia e uma avaliação dos investimentos associados.

2017

​Nesta edição, o horizonte do documento inicialmente publicado em setembro de 2016 foi ampliado até 2030, mantendo-se as premissas adotadas no mesmo ciclo de estudos.

2016

A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publica a Nota Técnica “Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto”, com objetivo de contribuir para a identificação das oportunidades e ameaças ao abastecimento nacional dos veículos leves de ciclo Otto (etanol e gasolina automotiva) em um horizonte de dez anos, assim como para a discussão acerca das alternativas de políticas públicas.