UHE Castanheira – Janeiro 2018

A equipe do projeto da Usina Hidrelétrica (UHE) Castanheira, formada pela Empresa de Pesquisa Energética e pelo Consórcio Habtec Mott MacDonald – Novaterra, estará em Juara e Novo Horizonte do Norte de 29 de janeiro a 01 de fevereiro para mais uma etapa de esclarecimentos sobre o projeto da usina hidrelétrica.

Nesse período serão realizadas oficinas com o poder público de Juara e de Novo Horizonte do Norte. Representantes das prefeituras e secretarias municipais terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e avaliar as formas de participação do poder público municipal junto aos programas de mitigação e compensação da UHE Castanheira.

Além disso, serão realizadas reuniões temáticas com representantes das organizações da sociedade civil, como pescadores, associações rurais, sindicatos, cooperativas e instituições de ensino. Essas reuniões temáticas fazem parte do processo de licenciamento ambiental da UHE Castanheira iniciado em 2013. Será uma excelente oportunidade de apresentação das etapas do processo de licenciamento ambiental, as principais fases do empreendimento, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) com a avaliação dos impactos ambientais e as medidas e os programas de mitigação e compensação propostos.

Esta etapa, com a presença de representantes das organizações da sociedade civil, antecede a realização das Audiências Públicas da UHE Castanheira, cuja data ainda será definida pelo órgão ambiental – SEMA/MT. Nas audiências públicas, toda a população local será convidada a participar. Acompanhe as notícias!

A EPE:

A EPE - Empresa de Pesquisa Energética - é uma empresa do Governo Federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), responsável pelos estudos do planejamento energético do país. A missão da EPE é olhar para o futuro, avaliar quanto o país vai precisar de energia e estudar as alternativas para que essas necessidades sejam atendidas da melhor forma. Por melhor forma, entenda-se equilibrar a melhor técnica, o maior rendimento, o menor custo e o menor impacto socioeconômico e ambiental. O EIA e o RIMA da UHE Castanheira são exemplos desses estudos.

Para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da UHE Castanheira, a EPE contratou os serviços do consórcio Habtec Mott MacDonald - Novaterra que possui equipe técnica multidisciplinar e especializada na realização deste tipo de estudo.

O Estudo de Impacto Ambiental da UHE Castanheira exigiu trabalhos de campo e de escritório e foram desenvolvidos por equipes de especialistas em diversas áreas de conhecimento. Essas equipes identificaram e analisaram as modificações ambientais e sociais que acontecerão com a implantação da usina e formularam programas ambientais e sociais para amenizar os impactos negativos e garantir que os benefícios se distribuam da melhor forma possível por toda a região.

Para mais informações sobre o projeto da Usina Hidrelétrica Castanheira acesse: www.uhecastanheira.com.brou pelo e-mail contato@uhecastanheira.com.br ou Assessoria de Comunicação da EPE (21) 3512-3157.


Notícias Relacionadas

EPE disponibiliza o Caderno de Demanda de Eletricidade

16/04/2018 - Os estudos de demanda deste Caderno foram balizados por três cenários econômicos, descritos no Caderno de Economia - Número 1, publicado em fevereiro de 2018: referência e alternativos inferior e superior.

EPE disponibiliza Boletim Técnico da 1ª Revisão Quadrimestral das previsões de carga do SIN para o período 2018-2022

13/04/2018 - Este informe tem como objetivo apresentar os principais resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das previsões de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), para o período 2018-2022, realizadas em conjunto por Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, com participação do Ministério de Minas e Energia – MME.

PSR deve entregar até junho estudos sobre custos de fontes de geração

05/04/2018 - PEDRO AURÉLIO TEIXEIRA, DA AGÊNCIA CANALENERGIA O estudo sobre os reais custos e benefícios das fontes de geração de energia elétrica no Brasil, que está sendo feito pela PSR, deve ficar pronto em junho. Na última terça-feira, 3 de abril, foi realizado na sede da Empresa de Pesquisa Energética, no Rio de Janeiro (RJ), um Workshop em parceria com o Instituto Escolhas e o Instituto Clima e Sociedade, em que foram apresentados os resultados parciais do estudo. O resultado vai auxiliar na preparação da EPE para a elaboração de estudos de sistemas futuros. “Ele traz elementos para o aperfeiçoamento da discussão do processo de estudos de planejamento”, afirma Luiz Augusto Barroso, presidente da EPE.

EPE disponibiliza os principais resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do SIN - 2018-2022

05/04/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza os principais resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), para o período 2018-2022, realizada em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

Preço horário no mercado de energia tem início de testes adiado para 16 de abril.

04/04/2018 - Um período de testes para o cálculo horário dos preços spot da eletricidade, antes previsto para iniciar em 2 de abril, foi adiado e agora é esperado para 16 de abril, disse à Reuters a estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que defende como importante a mudança no chamado Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), atualmente divulgado em base semanal.