O presidente Luiz Augusto Barroso participou do Norwegian-Brazilian Electricity Market Seminar

O setor de eletricidade no Brasil deve manter sua matriz de baixo carbono no futuro - e as fontes de energia renováveis são o meio para atingir esse objetivo. Embora a recente desaceleração econômica e a inércia no início das operações de capacidade de geração resultem em excesso de oferta estrutural, as nossas perspectivas são positivas", afirma o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética - EPE, Luiz Augusto Barroso, durante o Norwegian-Brazilian Electricity Market Seminar.

Em seguida, o painel sobre energia eólica reuniu especialistas da ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica, ENGIE Brasil Energia e Statkraft Brasil. "Embora fossem viáveis apenas com a ajuda de mecanismos de incentivo, atualmente a fonte eólica e a solar tornaram-se competitivas – mas ainda temos desafios para aumentar a sua penetração no mercado brasileiro", destaca o Diretor de Estratégia e Assuntos Regulatórios da Engie Brasil Energia, Edson Luiza da Silva.

O CEO e Gerente Regional da Statkraft Brasil, Fernando De Lapuerta, apresentou o maior projeto de energia eólica onshore da Europa, composto por seis parques eólicos terrestres, e a "usina de energia virtual", que utiliza internet para controlar várias instalações menores e ajusta entregas de acordo com a demanda. "Essas soluções trazem para o mercado mais confiança e força de integração. Apesar de serem projetos aplicados na Europa, podemos utilizar a nossa experiência no mercado brasileiro e auxiliar em sua expansão", acredita o CEO.

Clique aqui para ver a apresentação


Painel.jpgPresidente.jpg

Photos/ Fotos: Paulo Mumia


Notícias Relacionadas

EPE lança o Informe Técnico – Banco de Preços de Referência da ANEEL: Atualização dos Valores para a Data-Base Maio de 2019

22/08/2019 - Este Informe Técnico tem o objetivo de disponibilizar uma versão atualizada do Banco de Preços de Referência de que trata a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.514/2019 (data-base: julho de 2017).

EPE realiza II Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

22/08/2019 - A segunda edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, no escritório da EPE.

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE publica programação de estudos de planejamento da expansão da transmissão para 2019

01/08/2019 - Com o objetivo de dar transparência às atividades da área de transmissão, a EPE apresenta ao setor elétrico e ao público em geral os estudos de expansão do sistema elétrico brasileiro programados para 2019. Os estudos são apresentados por região, e são indicadas, além das motivações que justificam esses estudos, a situação de cada estudo e data prevista para sua finalização.