Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros. Neste webinar, entre outros, serão discutidos benefícios tais como melhoria da qualidade do ar, acessibilidade à energia e contribuição para resiliência do sistema energético. Ao contribuir para construir conhecimento quanto aos múltiplos benefícios da eficiência energética, pode-se demonstrar aos formuladores de política e agentes do mercado como esses benefícios podem agir como motivadores para alavancar o aproveitamento das oportunidades de eficiência energética no mercado.

Em 2014 a IEA publicou um estudo sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética e que pode ser acessado no link https://webstore.iea.org/capturing-the-multiple-benefits-of-energy-efficiency

O evento faz parte de um ciclo de webinars promovidos no âmbito do plano de trabalho entre IEA e o Brasil e será transmitido a partir do escritório da AIE em Paris, das 10:00 às 11:00 (horário de Brasília). A apresentação será realizada em inglês pela especialista em eficiência energética da Agência, Kathleen Gaffney, sem tradução para o português. A participação no webinar aberto a qualquer interessado no tema e para participar do mesmo, você deve se registrar no link a seguir:

https://register.gotowebinar.com/register/4203706024952336898

Os demais dados do evento constam do folder de divulgação.

Caso seja conveniente, é possível assistir ao webinar em sala reservada para essa finalidade no escritório da EPE. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição através do seguinte e-mail:secretaria.dea@epe.gov.br. As vagas são limitadas e a inscrição sujeita à confirmação por parte da EPE.

 

Notícias Relacionadas

Grupo de Trabalho disponibiliza nota técnica sobre análise das perdas do sistema elétrico brasileiro

19/11/2018 - O Comitê Gestor de Informações Energéticas – CGIE, por meio do Grupo de Trabalho Perdas (GT Perdas), composto por representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sob coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME), divulgou Nota Técnica com os resultados relacionados à identificação e quantificação das parcelas que compõem as chamadas "perdas" do Sistema Elétrico Brasileiro.

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Existente A-1/2018 e A-2/2018.

Caso Base dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018 – Cálculo e Revisão das Garantias Físicas

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos termelétricos com CVU diferente de zero, para participação nos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018.

EPE publica estudo sobre Estocagem Subterranea de Gas Natural

13/11/2018 - A história e o desenvolvimento da estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) é indissociável da do gás natural. Por se tratar de uma indústria de rede, a indústria de gás natural requereu desde o seu início tecnologias para lidar com o descasamento temporal e espacial da oferta e da demanda.

Webinar “Energy Efficiency Market Report 2018” da Agência Internacional de Energia - Convite

12/11/2018 - Com apoio do MME, da EPE e da Secretaria de Energia (SENER) do México, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre o relatório “Energy Efficiency Market Report 2018” (Relatório de Mercado de Eficiência Energética 2018), publicado recentemente pela AIE.