Usinas Híbridas: EPE publica análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais

Visando ampliar e aprofundar a discussão sobre as chamadas “usinas híbridas”, a EPE publica a Nota Técnica nº EPE-DEE-NT-011/2018-r0, que aborda o assunto sob o enfoque regulatório e comercial, analisando os impactos e benefícios das combinações entre fontes energéticas. 

São propostas definições para diferentes tipos de arranjos, com variados graus de integração entre fontes. Busca-se assim identificar os obstáculos à inovação tecnológica ou a oportunidades de negócios e mapear possíveis medidas para a viabilização dessas soluções.

Além da Nota Técnica, está disponível também um Informe (em Português e Inglês) que traz o conteúdo resumido, para uma leitura mais rápida e acessível.

Esse estudo complementa a Nota Técnica nº EPE-DEE-NT-025/2017-r01, publicada em abril de 2017, na qual foi apresentada uma proposta metodológica e estudos de caso de avaliação da geração de usinas híbridas eólico-fotovoltaica.

Nota Técnica nº EPE-DEE-NT-011/2018-r0
Informe - Usinas Híbridas
Report - Hybrid Power Plants


Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE publica programação de estudos de planejamento da expansão da transmissão para 2019

01/08/2019 - Com o objetivo de dar transparência às atividades da área de transmissão, a EPE apresenta ao setor elétrico e ao público em geral os estudos de expansão do sistema elétrico brasileiro programados para 2019. Os estudos são apresentados por região, e são indicadas, além das motivações que justificam esses estudos, a situação de cada estudo e data prevista para sua finalização.

Resenha Mensal: crescimento da demanda de energia elétrica foi de 1,7% no 1º semestre em relação ao mesmo período de 2018.

31/07/2019 - O consumo nacional de eletricidade totalizou 38.213 GWh em junho, anotando estabilidade em relação ao mesmo mês de 2018. No 10 semestre, o crescimento da demanda de energia elétrica do país foi de 1,7% frente o mesmo período do ano passado.

2ª Revisão Quadrimestral: explicando a redução de 489 MWmédios

30/07/2019 - Este áudio explicita os principais aspectos da projeção adotada na 2ª Revisão Quadrimestral da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional 2019-2023.