Usinas Híbridas: EPE Publica a Nota Técnica “Usinas Híbridas no Contexto do Planejamento Energético”

Dando prosseguimento à discussão sobre usinas híbridas, iniciada pelas Notas Técnicas "Avaliação da geração de usinas híbridas eólico-fotovoltaicas - Proposta metodológica e estudos de Caso", e "Usinas Híbridas - Uma análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais relevantes ao planejamento", e continuada no Workshop "Usinas Híbridas no SIN", esta Nota Técnica traz ao debate questões levantadas recentemente, após a publicação dos documentos anteriores, sobre as chamadas usinas híbridas.

O documento divide-se em três partes. Na primeira, é feita uma revisão sobre como o tema vem sendo tratado em outros países que têm feito avaliações e projetos relacionados a hibridismo em sistemas elétricos de grande porte. Na segunda parte, discute-se algumas questões comumente levantadas sobre o assunto, com o objetivo de dar maior detalhamento das premissas e considerações utilizadas pela EPE sobre hibridismo na geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional – SIN. Por fim, a terceira parte resume as principais contribuições sobre o tema levantadas por diversos agentes no Workshop sobre usinas híbridas, realizado na EPE no dia 15 de maio de 2019, que foi transmitido pelas redes sociais da empresa.

EPE-DEE-NT-029/2019-r0 – Usinas Híbridas


Notícias Relacionadas

EPE participa do NBCC Energy Seminar

15/10/2019 - A EPE representada pelo presidente Thiago Barral participou do NBCC Energy Seminar, evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Noruega (NBCC) que ocorreu no dia 08 de outubro, no Rio de Janeiro.

EPE emite a publicação PET/PELP ciclo 2019 - 2º semestre

15/10/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE emite o Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) Ciclo 2019 – 2º semestre, do qual fazem parte todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional, ainda sem outorga, e definidas a partir dos estudos de planejamento da EPE concluídos até setembro de 2019.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.