Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo Presidente da EPE

Aos 35 anos, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).  A nomeação ocorreu na sexta-feira (01/02), por despacho da secretaria-geral e hoje (04/02) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU)

Natural do Rio de Janeiro, Barral é Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Juiz de Fora e Mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Possui também pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Primeiro presidente a ter ingressado na empresa por concurso público. Funcionário de carreira, Barral ingressou em 2007 como Analista de Pesquisa Energética, foi Superintendente Adjunto, Superintendente de Projetos de Geração e, há um ano, vem atuando como Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais. Barral também tem se destacado na realização de diversos estudos técnicos para subsidiar a formulação e implementação de políticas energéticas pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Thiago assume interinamente a Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) até a nomeação do seu sucessor neste cargo. Confira abaixo o currículo de Thiago Vasconcellos Barral Ferreira.

"Thiago Barral é funcionário de carreira da Empresa de Pesquisa Energética desde 2007. Em Fevereiro de 2019, foi nomeado Presidente da EPE. Antes de assumir a Presidência, atuou como Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais entre Fevereiro de 2018 a Janeiro de 2019, onde foi responsável, principalmente, pela realização de estudos de mercado e demanda de energia, geração distribuída, eficiência energética, estudos ambientais de usinas hidrelétricas e linhas de transmissão, metas de redução de emissões do setor energético, gestão de bases georreferenciadas, estudos energéticos e tecnológicos de longo prazo. Anteriormente, assumiu a Superintendência de Projetos de Geração na coordenação do processo de habilitação técnica e cálculo dos preços-teto nos leilões de energia, no planejamento do suprimento aos sistemas isolados, no desenvolvimento estudos de inventário e de viabilidade técnico-econômica de usinas hidrelétricas. Nesta mesma Superintendência, exerceu o cargo de Superintendente Adjunto de Setembro de 2013 a Setembro de 2016.Thiago é formado em Engenharia Civil pela UFJF, mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ e pós-graduado em Administração Pública pela FGV-RJ."

WhatsApp Image 2019-02-04 at 12.36.34 (1).jpeg

Notícias Relacionadas

EPE participa do programa French Clean Tech Day 2019

18/04/2019 - No último dia 12 de abril, o superintendente Jeferson Soares e o analista de pesquisa energética Felipe Klein participaram do webinar de lançamento do programa French Clean Tech Day 2019, no escritório da Business France, no Rio de Janeiro

EPE realiza workshop: Energia Eólica Marítima

17/04/2019 - No dia 02/04/2019, foi realizado o Workshop: Energia Eólica Marítima. O evento foi organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da GIZ.

EPE participa de audiência pública na Alerj

17/04/2019 - A Segunda audiência pública da Comissão de Minas e Energia aconteceu no dia 16 de abril de 2019 nas dependências da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O encontro teve a participação da EPE, da ENEL e da ONS. O objetivo era promover uma análise da situação atual e apresentar futuras soluções para a questão da geração e distribuição de energia elétrica do Rio de Janeiro.

EPE participa da Argus South America Motor Fuels Conference

15/04/2019 - A Argus South America Motor Fuels Conference aconteceu nos dias 4 e 5 de abril de 2019, em São Paulo. A Analista de Pesquisa Energética Rachel Henriques e o Consultor Técnico I da área de Biocombustíveis Rafael Araujo participaram do evento em nome da EPE.

World Energy Outlook 2018 – Perspectivas Energéticas Globais a Longo Prazo

12/04/2019 - A apresentação do World Energy Outlook 2018 aconteceu nesta manhã, dia 12 de abril de 2019, no auditório da EPE, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo divulgar análises atualizadas que mostram os dados mais recentes, as tendências tecnológicas e os anúncios de políticas, bem como suas implicações para o setor da energia até o ano de 2040.