Thiago Barral, Diretor de estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais da EPE, concedeu entrevista à Band News

​Em entrevista a Band News o Diretor de estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais, Thiago Barral, fala sobre o aumento no consumo de energia elétrica por aparelhos de ar condicionado. 

Em doze anos, o consumo de energia elétrica por aparelhos de ar condicionado mais que triplicou no Brasil, segundo um estudo feito pela Empresa de Pesquisa Energética. Entre 2005 e 2017 a compra de novos aparelhos por residência subiu 9% ao ano. A empresa apontou que o aumento no consumo deste tipo de aparelho se deu, por conta do poder de compra do brasileiro que aumentou. Em entrevista a Band News FM Salvador, o diretor de Estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais e coordenador do estudo, Thiago Vasconcellos Barral, apontou que com esse panorama é possível analisar o desenvolvimento econômico da população ao longo dos anos. "A gente buscou construir um retrato do histórico de evolução do consumo de ar condicionado nas residências brasileiras e a partir disso traçar cenários para a expansão desse consumo até 2035, portanto, nos próximos 12 anos, também. Isso significa que de 2017 a 2035, a nossa expectativa é que esse consumo de energia mais que duplique, chegando duas vezes e meia o que é o consumo hoje até 2035". O mau uso do ar condicionado pode influenciar no custo da conta de luz como, por exemplo, a não limpeza do filtro que exige mais do aparelho, bem como, fechar as portas e janelas.

Clique aqui e ouça o podcast da entrevista.


Notícias Relacionadas

EPE participa do Ciclo de Debates para Transição Energética

25/04/2019 - ​A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, abriu conjuntamente com a IBP, representada pelo Secretário Geral Milton Costa, o 1° Ciclo de Debates para Transição Energética.

EPE participa do evento de lançamento do programa Abastece Brasil

24/04/2019 - O evento de lançamento do programa Abastece Brasil aconteceu dia 24 de abril em Brasília, no Ministério de Minas e Energia (MME). O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG), José Mauro Coelho, representou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o presidente Thiago Barral.

Workshop Combustível Brasil 2019

22/04/2019 - A iniciativa Combustível Brasil é um programa do Governo Federal que visa um mercado de combustíveis com oferta compatível com o crescimento da demanda, capaz de atender ao consumidor brasileiro em condições adequadas de preço e qualidade, em um ambiente regulatório objetivo, claro e favorável aos investimentos para expansão do setor de downstream.

EPE participa do programa French Clean Tech Day 2019

18/04/2019 - No último dia 12 de abril, o superintendente Jeferson Soares e o analista de pesquisa energética Felipe Klein participaram do webinar de lançamento do programa French Clean Tech Day 2019, no escritório da Business France, no Rio de Janeiro

EPE realiza workshop: Energia Eólica Marítima

17/04/2019 - No dia 02/04/2019, foi realizado o Workshop: Energia Eólica Marítima. O evento foi organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da GIZ.