Thiago Barral, Diretor de estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais da EPE, concedeu entrevista à Band News

​Em entrevista a Band News o Diretor de estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais, Thiago Barral, fala sobre o aumento no consumo de energia elétrica por aparelhos de ar condicionado. 

Em doze anos, o consumo de energia elétrica por aparelhos de ar condicionado mais que triplicou no Brasil, segundo um estudo feito pela Empresa de Pesquisa Energética. Entre 2005 e 2017 a compra de novos aparelhos por residência subiu 9% ao ano. A empresa apontou que o aumento no consumo deste tipo de aparelho se deu, por conta do poder de compra do brasileiro que aumentou. Em entrevista a Band News FM Salvador, o diretor de Estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais e coordenador do estudo, Thiago Vasconcellos Barral, apontou que com esse panorama é possível analisar o desenvolvimento econômico da população ao longo dos anos. "A gente buscou construir um retrato do histórico de evolução do consumo de ar condicionado nas residências brasileiras e a partir disso traçar cenários para a expansão desse consumo até 2035, portanto, nos próximos 12 anos, também. Isso significa que de 2017 a 2035, a nossa expectativa é que esse consumo de energia mais que duplique, chegando duas vezes e meia o que é o consumo hoje até 2035". O mau uso do ar condicionado pode influenciar no custo da conta de luz como, por exemplo, a não limpeza do filtro que exige mais do aparelho, bem como, fechar as portas e janelas.

Clique aqui e ouça o podcast da entrevista.


Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.