Terminais de Regaseificação de GNL no Brasil - Panorama dos Principais Projetos

Nos últimos leilões de energia no Brasil, boa parte dos projetos termelétricos bem-sucedidos traziam em seu modelo de negócio usinas termelétricas a gás natural vinculadas a terminais de GNL. Essa alternativa tem se mostrado uma das mais competitivas para a contratação de energia nova. O consequente aumento do número de projetos de terminais de GNL com objetivo de suprir gás natural para térmicas na costa brasileira poderia trazer para o mercado de gás natural uma maior diversidade de oferta.

Em um mercado aberto, conforme o que se desenha com o Novo Mercado de Gás, isso pode se tornar uma vantagem competitiva, uma vez que garante segurança operacional ao transportador e ao carregador, permitindo também o atendimento da demanda por meio de GNL no caso de paradas para manutenção na infraestrutura. Dessa forma, este documento apresenta um panorama dos principais projetos de terminais de regaseificação de GNL na costa brasileira e discute alguns pontos relevantes na tomada de decisão da construção dessas infraestruturas, como a diferença entre a construção de terminais em portos públicos ou terminais de uso privado fora da área de Porto Organizado, e as principais etapas para obter as licenças e autorizações para este tipo de terminal.

Nota Técnica - Terminais de Regaseificação de GNL no Brasil

Notícias Relacionadas

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.

EPE inaugura estande na Rio Pipeline 2019

04/09/2019 - Teve início nesta terça (3) a maior feira do segmento de dutos do Brasil, a Rio Pipenline 2019. O evento sediado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 5 de setembro, teve a participação da EPE com estande para divulgar os recentes estudos realizados no setor de transporte de óleo e gás.