Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos, que pode ser acessada aqui. Os ônibus elétricos podem ser uma alternativa ao uso dos ônibus a diesel convencionais nas cidades brasileiras. E por meio do simulador da EPE é possível analisar a adoção destes veículos em frotas municipais e ao sistema de transporte público rodoviário.

Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável. A alternativa foi substituir as frotas de ônibus convencionais por elétricos.

A necessidade de conversão para veículos "limpos" se faz presente devido a redução da emissão de gás carbônico e da poluição sonora, dos menores custos operacionais e de manutenção a longo prazo. “Transportes sustentáveis são essenciais para ações climáticas, mas também para proteger a saúde de cidadãos. Um ônibus elétrico pode evitar até 60 toneladas de emissões de carbono todos os anos." Informação divulgada em artigo da ONU.  

O simulador da EPE é destinado ao mercado e à sociedade de maneira geral. Ferramentas para a avaliação de alternativas tecnológicas não se resumem apenas a estimular a adoção de novas tecnologias. Elas buscam também identificar as principais variáveis envolvidas no uso de cada alternativa, e permitem ao usuário verificar a sua viabilidade técnico-econômica, reduzindo assim a assimetria de informação envolvida no problema.

No Brasil ainda não há uma previsão para que este novo modelo de mobilidade urbana desembarque. Mas o compromisso do país no Acordo de Paris é de conseguir reduzir as emissões de gás carbônico em 37% em relação às emissões de 2005. A data limite para isto é 2025, com o objetivo de reduzir 43% das emissões até 2030 e de promover medidas de eficiência, melhorias na infraestrutura de transportes e no transporte público em áreas urbanas. A EPE como uma think tank já deu o primeiro passo para esta nova realidade.

onibus-eletricos-01.png


Notícias Relacionadas

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

02/01/2024 - Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados.

EPE e IEA publicam o Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023

28/12/2023 - O Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023 tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores, com dados até o ano de 2022.