Seminário propõe debate sobre exploração de recursos de baixa permeabilidade

Muito tem sido discutido sobre a importância da reativação do ambiente onshore no Brasil, especialmente com o lançamento do programa REATE. Essa discussão abre a porta para um mercado quase totalmente novo: a exploração de recursos de baixa permeabilidade e reacende a necessidade de se discutir, de forma isenta e transparente, sua exploração no Brasil. O shale gas, por exemplo, ascendeu os EUA à posição de exportador de hidrocarbonetos, reduzindo sua vulnerabilidade externa, incrementando a produção por pequenos produtores e deslocando toda geopolítica mundial do petróleo em um curto espaço de tempo.

Com o objetivo de estudar o setor energético brasileiro e a importância da reativação do ambiente onshore, a FGV Energia, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizaram hoje o seminário “Discussões sobre a exploração de recursos de baixa permeabilidade no Brasil: projeto poço transparente”. A proposta deste evento visa a desmistificação da exploração de recursos de baixa permeabilidade por fraturamento hidráulico.

Adicional às discussões técnicas propostas pela FGV Energia, foram convidados representantes da UnB, Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público, Confederação Nacional da Indústria, além de membros da EPE, da ANP e do MME. O evento conta com experts internacionais em projetos piloto com sistemas de monitoramento de risco como Marcellus Shale Energy and Environment Laboratory (MSEEL), assim como empresas de operação onshore e órgãos governamentais estaduais.

Logo após a abertura, esta manhã,  o Diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, José Mauro Ferreira Coelho, realizou sua apresentação: "RECURSOS EM RESERVATÓRIOS DE  BAIXA PERMEABILIDADE NO BRASIL", na foto falando sobre o REATE. Para acessar e baixar a apresentação completa, clique aqui. O evento iniciou às 9h, no auditório da FGV/RJ, e acontecerá ao longo do  dia de hoje com previsão de término às 18h.

JOSE_MAURO_COELHO_EPE.jpg

Texto: FGV ENERGIA       Foto: ASCOM





Notícias Relacionadas

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE visita o Laboratório de Biossintéticos do Senai na UFRJ

03/04/2024 - A equipe da EPE fez uma visita técnica ao Instituto de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), situado no Parque Tecnológico da UFRJ, na manhã desta terça-feira.