Revisão do Caso Base do Leilão de Energia Nova A-6/2019 - Cálculo das Garantias Físicas

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, a revisão do caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, a serem utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos com previsão de despacho centralizado, para participação no Leilão de Energia Nova A-6/2019.

A revisão ocorre por conta da alteração da versão 25 para a 26 do modelo NEWAVE. Com isso, foram necessários ajustes nos valores de mercado de energia constantes no arquivo "sistema.eas" considerado na simulação do modelo NEWAVE. Os demais arquivos permaneceram inalterados, incluindo os arquivos associados ao modelo SUISHI.

As premissas adotadas encontram-se detalhadas no Informe Técnico, que também foi revisado passando a constar a informação da versão 26 do modelo NEWAVE.

Os documentos podem ser obtidos na relação de arquivos disponíveis no rodapé da página do Leilão A-6/2019.


Notícias Relacionadas

Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020: EPE publica revisão do Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis

18/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publica uma revisão do Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

Termelétricas a biomassa nos leilões de energia: EPE publica estudo sobre as características técnicas dos empreendimentos e resultados dos últimos leilões

05/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica Nota Técnica retratando o perfil dos projetos termelétricos a biomassa nos leilões de energia no Brasil eólicos no Brasil, a partir dos dados consolidados dos projetos cadastrados na EPE para participação nos leilões de energia.

Workshop “O Leilão de Transmissão 002/2019 e os Estudos de Planejamento"

04/11/2019 - O objetivo do evento foi apresentar os aspectos técnico-econômicos e socioambientais dos empreendimentos que compõem os lotes do Leilão de Transmissão 002/2019, a ser realizado em dezembro.

Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020: EPE inicia cadastramento e publica documento de perguntas e repostas

28/10/2019 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria MME nº 389/2019 com as Diretrizes para a realização dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Empreendimentos Existentes Geração, denominados "A-4" e “A-5”, de 2020. Poderão participar dos certames empreendimentos termelétricos a gás natural ou carvão mineral nacional, existentes e novos.

Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis

28/10/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. O Informe Técnico nº 087/2019 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.