EPE realizou reunião técnica para discutir a experiência pioneira da Raízen com cana-energia e etanol lignocelulósico

Como parte de sua dinâmica em estreitar relações com os agentes externos, a DPG realizou no dia 21 de dezembro uma reunião técnica entre os profissionais da Área de Biocombustíveis da EPE e a Raízen (Shell/Cosan). 

Participaram pela EPE o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis José Mauro Coelho, o Superintendente Giovani Machado, a Consultora Técnica Angela Costa e as Analistas Rachel Henriques e Marina Besteti. Pela Raízen, estiveram presentes o Gerente Marcelo Almeida e o Especialista Hamilton Jordão.

Nesta oportunidade, foram debatidos diversos temas relevantes para o setor sucroenergético, em especial a experiência pioneira da Raízen na unidade Bom Retiro com o uso exclusivo da cana energia, com colheita realizada de agosto a dezembro/2017. Foram discutidos os aspectos agronômicos e industriais relacionados ao uso desta variedade.

Também foram abordadas as perspectivas de produção do Etanol 2G, o início da construção da planta Bomfim, que ganhou o leilão A-5 2016 e venderá energia utilizando biogás, além do aumento significativo da exportação de energia elétrica pelo grupo no ano de 2017.

Foi mais uma excelente oportunidade para troca de experiências e aprendizado.

EncontroRaizen.jpg


Notícias Relacionadas

Diretor da EPE, José Mauro Coelho, fez visita técnica às instalações da Empresa Hytron

16/07/2018 - Esta visita faz parte do Projeto “Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos” (ProQR), do qual a EPE faz parte do Comitê Consultivo como uma das representantes do governo brasileiro.

EPE participa da 6ª audiência pública com a Comissão de Mudanças Climáticas no Senado

12/07/2018 - Diretor de Petróleo Gás e Biocombustíveis da EPE, José Mauro Coelho, debate sobre o programa RenovaBio com a comissão de Mudanças Climáticas. A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promoveu uma audiência pública interativa sobre o RenovaBio.

Nota discute impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos no planejamento energético

12/07/2018 - Com visão de longo prazo voltada para as transformações pelas quais os mercados de energia elétrica vêm passando, a EPE publica Nota de Discussão com o objetivo de identificar desafios para o planejamento energético e explorar caminhos para lidar com as perspectivas de aumento na inserção de recursos energéticos distribuídos.

Cerimonial de Lançamento Cenários de Oferta de Etanol e Demanda de Ciclo Otto 2018- 2030

12/07/2018 - Ocorreu na manhã do dia 12/07/2018, no auditório da EPE, o cerimonial de lançamento Cenário de Oferta de Etanol e Demanda de Ciclo Otto que contou com a participação e abertura do presidente Reive Barros, do Diretor da DPG, José Mauro Coelho, do Dr. Dirceu Cardoso Amorelli Junior, Diretor da Diretoria 3 da Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Com apoio da EPE, webinar sobre consumo de energia com ar condicionado é promovido pela Agência Internacional de Energia

11/07/2018 - Webinar inaugura série focada no tema da eficiência energética A Agência Internacional de Energia (AIE), à qual o Brasil se associou no ano passado, promove no próximo dia 25 de julho, com apoio da EPE e do MME, um webinar sobre o relatório “The Future of Cooling - Opportunities for energy efficient air conditioning” (O Futuro da Climatização: Oportunidades para condicionamento de ar energeticamente eficiente), publicado em maio deste ano pela AIE.