EPE realizou reunião técnica para discutir a experiência pioneira da Raízen com cana-energia e etanol lignocelulósico

Como parte de sua dinâmica em estreitar relações com os agentes externos, a DPG realizou no dia 21 de dezembro uma reunião técnica entre os profissionais da Área de Biocombustíveis da EPE e a Raízen (Shell/Cosan). 

Participaram pela EPE o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis José Mauro Coelho, o Superintendente Giovani Machado, a Consultora Técnica Angela Costa e as Analistas Rachel Henriques e Marina Besteti. Pela Raízen, estiveram presentes o Gerente Marcelo Almeida e o Especialista Hamilton Jordão.

Nesta oportunidade, foram debatidos diversos temas relevantes para o setor sucroenergético, em especial a experiência pioneira da Raízen na unidade Bom Retiro com o uso exclusivo da cana energia, com colheita realizada de agosto a dezembro/2017. Foram discutidos os aspectos agronômicos e industriais relacionados ao uso desta variedade.

Também foram abordadas as perspectivas de produção do Etanol 2G, o início da construção da planta Bomfim, que ganhou o leilão A-5 2016 e venderá energia utilizando biogás, além do aumento significativo da exportação de energia elétrica pelo grupo no ano de 2017.

Foi mais uma excelente oportunidade para troca de experiências e aprendizado.

EncontroRaizen.jpg


Notícias Relacionadas

Informe Técnico: Terminais de Regaseificação de GNL nos Portos Brasileiros - Panorama dos Principais Projetos e Estudos

20/04/2018 - O informe apresenta as principais características técnicas e os graus de maturidade dos estudos e projetos de terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) no litoral brasileiro, consolidando as informações divulgadas nos sítios eletrônicos das empresas envolvidas, em eventos do setor de energia e na mídia especializada.

Em nova publicação, o JornalCana destaca informações da EPE em diversas matérias.

18/04/2018 - Na edição 291 de abril/2018, informações e estudos da EPE estão em temas de destaque nas diversas matérias publicadas.

EPE participa da 3ª Reunião do Comitê RenovaBio

18/04/2018 - O Presidente em Exercício e Diretor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, o Consultor Técnico da Área de Biocombustíveis, Rafael Barros Araujo e os Analistas de Pesquisa Energética, Kriseida Alekseev (SPT/DPG) e Dan Abensur Gandelman (DEE/SGE), compareceram no Ministério de Minas e Energia, nessa quarta-feira (18/04), para participar da 3ª Reunião do Comitê RenovaBio.

EPE publica revisão das Instruções para Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Termelétricos

16/04/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publicou revisão das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica com vistas à participação nos Leilões de Energia Elétrica para empreendimentos Termelétricos. A nova versão traz atualizações e alterações necessárias para melhoria do processo de Habilitação Técnica.

EPE disponibiliza o Caderno de Demanda de Eletricidade

16/04/2018 - Os estudos de demanda deste Caderno foram balizados por três cenários econômicos, descritos no Caderno de Economia - Número 1, publicado em fevereiro de 2018: referência e alternativos inferior e superior.