EPE realizou reunião técnica para discutir a experiência pioneira da Raízen com cana-energia e etanol lignocelulósico

Como parte de sua dinâmica em estreitar relações com os agentes externos, a DPG realizou no dia 21 de dezembro uma reunião técnica entre os profissionais da Área de Biocombustíveis da EPE e a Raízen (Shell/Cosan). 

Participaram pela EPE o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis José Mauro Coelho, o Superintendente Giovani Machado, a Consultora Técnica Angela Costa e as Analistas Rachel Henriques e Marina Besteti. Pela Raízen, estiveram presentes o Gerente Marcelo Almeida e o Especialista Hamilton Jordão.

Nesta oportunidade, foram debatidos diversos temas relevantes para o setor sucroenergético, em especial a experiência pioneira da Raízen na unidade Bom Retiro com o uso exclusivo da cana energia, com colheita realizada de agosto a dezembro/2017. Foram discutidos os aspectos agronômicos e industriais relacionados ao uso desta variedade.

Também foram abordadas as perspectivas de produção do Etanol 2G, o início da construção da planta Bomfim, que ganhou o leilão A-5 2016 e venderá energia utilizando biogás, além do aumento significativo da exportação de energia elétrica pelo grupo no ano de 2017.

Foi mais uma excelente oportunidade para troca de experiências e aprendizado.

EncontroRaizen.jpg


Notícias Relacionadas

Projeções do setor já refletem sinais de recuperação da indústria

21/02/2018 - Demanda por energia em 2017 atingiu nível semelhante ao de 2014. Capacidade ociosa ainda é grande e há folga no sistema. Sobre este tema, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, e a superintendente-adjunta de Estudos Econômicos, Carla Achão, foram entrevistados em reportagem especial do CanalEnergia.

José Mauro Ferreira Coelho, Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis é agraciado com a Medalha Tiradentes na Alerj

19/02/2018 - Instituída em 1989, láurea já premiou autoridades e personalidades políticas, diplomáticas e religiosas, além de empresas públicas e privadas. É a maior honraria concedida pela câmara fluminense, sendo a comenda mais importante do Poder Legislativo do Rio de Janeiro (ALERJ), destinada a premiar personalidades que tenham prestado relevantes serviços à causa pública.

EPE, ANP e FGV Discutem o RenovaBio

05/02/2018 - A EPE, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV Energia) promoveram nesta quinta-feira, primeiro de fevereiro, O evento “RenovaBio – Próximos passos”. O objetivo do encontro foi apresentar as principais iniciativas a serem adotadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME), pela ANP e pela EPE para viabilizar a implementação do RenovaBio, instituído pela Lei nº 13.576, de 26 de dezembro de 2017. O encontro foi realizado no Centro Cultural da FGV, no Rio de Janeiro, contou com mais de 300 participantes e a imprensa, o auditório teve sua lotação esgotada.

Veículos elétricos ocuparão nichos de mercado, diz diretor da EPE

05/02/2018 - Os veículos elétricos no Brasil deverão ficar concentrados em nichos de mercado, como frotas de ônibus, táxis e car sharing, os carros de compartilhamento. De acordo com o diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética, José Mauro Coelho, o país absorveria melhor os veículos híbridos do tipo flex.

Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE

02/02/2018 - Aos 34 anos, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A nomeação ocorreu hoje, sexta-feira (02/02), por publicação de um decreto presidencial no Diário Oficial da União (DOU).