EPE realizou reunião técnica para discutir a experiência pioneira da Raízen com cana-energia e etanol lignocelulósico

Como parte de sua dinâmica em estreitar relações com os agentes externos, a DPG realizou no dia 21 de dezembro uma reunião técnica entre os profissionais da Área de Biocombustíveis da EPE e a Raízen (Shell/Cosan). 

Participaram pela EPE o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis José Mauro Coelho, o Superintendente Giovani Machado, a Consultora Técnica Angela Costa e as Analistas Rachel Henriques e Marina Besteti. Pela Raízen, estiveram presentes o Gerente Marcelo Almeida e o Especialista Hamilton Jordão.

Nesta oportunidade, foram debatidos diversos temas relevantes para o setor sucroenergético, em especial a experiência pioneira da Raízen na unidade Bom Retiro com o uso exclusivo da cana energia, com colheita realizada de agosto a dezembro/2017. Foram discutidos os aspectos agronômicos e industriais relacionados ao uso desta variedade.

Também foram abordadas as perspectivas de produção do Etanol 2G, o início da construção da planta Bomfim, que ganhou o leilão A-5 2016 e venderá energia utilizando biogás, além do aumento significativo da exportação de energia elétrica pelo grupo no ano de 2017.

Foi mais uma excelente oportunidade para troca de experiências e aprendizado.

EncontroRaizen.jpg


Notícias Relacionadas

Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

12/09/2018 - Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros.

INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018

03/09/2018 - O mercado de GNL tem se mostrado cada vez mais dinâmico, com maior liquidez e tendendo à comoditização. Assim como no ano anterior, em 2017, expectativas de uma oferta excedente do combustível no mundo acabaram por não se concretizar, sendo compensada pelo concomitante aumento na demanda de GNL da China. A capacidade de se adequar às condições adversas de mercado vem demonstrando a maturidade cada vez maior da indústria de GNL.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,4% em julho

31/08/2018 - O consumo de eletricida-de na rede totalizou 37.894 GWh em julho, volume 1,4% maior que o registrado nesse mês em 2017. Houve aumento no Su-deste (+2,0%) e Sul (+2,4%), regiões que concentram por volta de 70% do mercado de ele-tricidade no país, e tam-bém no Centro Oeste (+3,2%) e Nordeste (+2,2%), enquanto caiu o consumo no Norte (-7,6%).

EPE participa da 7ª Conferência de Energia e Recursos Naturais da América Latina

31/08/2018 - A transformação do setor de Energia e Recursos Naturais, que vem acelerando, de forma constante, a tecnologia que tem transformado os negócios, a massificação da busca por energia renovável pelas grandes empresas do setor e os direcionamentos governamentais mostram que os altos executivos do setor precisam encontrar maneiras cada vez mais assertivas de como inovar dentro do mercado para permanecer sustentável no curto e no longo prazo. Neste momento os tomadores de decisão precisam compartilhar ideias e obter insights de executivos de todo o mundo de forma a mergulhar nos principais desafios atuais.

EPE publica Informe com dados da Habilitação Técnica dos projetos do Leilão A-6 de 2018

31/08/2018 - A EPE publica Informe com a consolidação dos dados gerais da habilitação técnica dos projetos cadastrados para o Leilão A-6 de 2018, realizado em 31/08/2018. No Informe é apresentada uma visão geral do processo de cadastramento e habilitação técnica, além de informações relativas ao cálculo do preço-teto. O documento pode ser acessado no link abaixo, na seção Informes.