Resenha Mensal: em janeiro de 2019 o consumo nacional de eletricidade cresceu 3,8% ao mesmo mês em 2018.

Em janeiro de 2019 o consumo nacional de eletricidade na rede alcançou 41.142 GWh, nível 3,8% superior ao desse mês em 2018. O consumo acumulado em 12 meses totalizou 473.746 GWh, atingindo crescimento de 1,3% em janeiro, na mesma base de comparação.

À exceção do Norte (-8,9%), todas as demais regiões registraram expansão no consumo de energia elétrica no mês, com a maior taxa sendo obtida pelo Centro-Oeste (+8,0%), seguida do Sul (+6,2%), Sudeste (+4,3%) e Nordeste (+3,2%).

Conforme a modalidade de contratação da energia, o mercado cativo das concessionárias subiu 3,5% em janeiro e reduziu 0,7% no acumulado de 12 meses, enquanto o mercado de livre contratação cresceu 4,4% no mês e 5,8% no acumulado de 12 meses.

Dentre as principais classes de consumo, o melhor desempenho foi o da Residencial (+8,0%), especialmente favorecida pelas temperaturas mais elevadas em relação a 2018, com a persistência de muitos dias com os termômetros superando 28ºC em grande parte do país. Essa variável também teve impacto na classe Comercial (+5,9%).

A Industrial foi a única classe de consumo com queda na demanda em janeiro (-0,4%). Dos 10 ramos da indústria que mais demandam eletricidade da rede, 5 tiveram desempenho positivo no mês, com as maiores altas nos setores químico (+8,7%), fabricação de produtos alimentícios (+2,3%) e extrativo mineral metálico (+1,6%).

Clique nos links para acessar a Resenha Mensal de Fevereiro e ouvir o Podcast.

Infográfico Resenha Fevereiro_19.png




Notícias Relacionadas

EPE participa do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning

10/07/2019 - Entre os dias 1 e 5 de julho a EPE, representada pelo analista Arnaldo Junior, participou do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning que ocorreu no Instituto de Energia Hrvoje Požar ( EIHP ) em Zagreb, na Croácia.

EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético

09/07/2019 - Considerando todos os recursos disponíveis para o Sistema Elétrico Brasileiro, a EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético”. A resposta da demanda traz aos consumidores de energia elétrica maior poder, conhecimento e gerenciamento sobre seu consumo em resposta às condições de oferta, deixando de ser um coadjuvante neste mercado e passando a possuir participação ativa no futuro do sistema energético.

EPE publica estudo de planejamento da transmissão: Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre

05/07/2019 - Este Informe sintetiza as recomendações do Estudo de Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre (Relatório EPE-DEE-RE-039-2019) e apresenta os principais resultados dos estudos elétricos e das análises socioambientais realizados pela EPE.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo do 1º Semestre/2019

04/07/2019 - Preços, rupturas em determinados produtores, superávit americano, recorde de produção brasileira, investimentos e desinvestimentos. O setor petrolífero no Brasil e no mundo.

Workshop "Critérios de Garantia de Suprimento": GT Modernização do Setor Elétrico

03/07/2019 - A EPE, no âmbito do Grupo de Trabalho de Modernização do Setor Elétrico, convida para o Wokshop "Critérios de Garantia de Subrimento" com o objetivo de apresentar propostas de aperfeiçoamento dos critérios vigentes com foco na modernização do marco vigente.