Resenha Mensal: consumo nacional de eletricidade em dezembro cresceu 2% em relação ao mesmo mês de 2018

O consumo nacional de eletricidade foi de 40.638 GWh em dezembro, crescendo 2% em relação ao mesmo mês de 2018. Houve queda do consumo na região Sudeste (‑2,4%) e crescimento nas demais regiões: Norte (+15,9%), Nordeste (+9,7%), Sul (+2,2%) e Centro-Oeste (+2,3%).

No ano, o consumo de eletricidade avançou 1,4% comparado ao ano anterior, totalizando 482.085 GWh. Observou-se aumento do consumo em todas as regiões do país, sendo que menor no Sudeste (+0,2%) e maior no Centro-Oeste (+4,3%). E ainda: Sul (+2%), Norte (+2%) e Nordeste (+3,1%).

Considerando as principais classes de consumo:

O consumo Residencial em dezembro cresceu 4,7%, com forte aumento no Nordeste (14%). No ano, o consumo na classe teve crescimento de 3,1%, com destaque para o Centro-Oeste (7%).

 O consumo Comercial aumentou 4,0% em dezembro e no ano. Os destaques no mês foram o Nordeste (+13,9%) e o Norte (+13,2%) e, no ano, o Nordeste (+6,8%).

O consumo Industrial caiu 2,3% no mês, sexta queda consecutiva, principalmente em função dos ramos extrativo de minerais metálicos (-19,1%) e químico (-10,6%). No ano, o consumo retraiu 1,4%, com resultados negativos no Nordeste (‑2%) e no Sudeste (‑3,2%).

Clique nos links para acessar a Resenha Mensal e ouvir o nosso Podcast, que este mês é com Marcelo Henrique Cayres Loureiro, Analista de Pesquisa Energética.


infográfico_resenha.png

Notícias Relacionadas

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

15/05/2020 - Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.