EPE produz Aplicativo para Estimar Garantia Física de Usinas Termelétricas e Parcela K do ICB visando os Leilões de Energia Nova

Com o objetivo de ampliar a transparência com a sociedade e facilitar a análise e construção de estratégias de empreendedores que desejarem se candidatar aos Leilões de Energia Nova, a EPE disponibiliza, pela primeira vez, um aplicativo, para que os empreendedores sejam capazes de obter estimativas de suas garantias físicas de usinas termelétricas com CVU maior que zero e parcela k do ICB para todos os empreendimentos com contratos na modalidade por disponibilidade – componentes importantes do ICB – a partir de diferentes combinações de custos variáveis, inflexibilidade e, no caso de empreendimentos com CVU nulo, de disponibilidade mensal de energia. Com isso, os empreendedores ficam aptos a construir um “ábaco” de possibilidades para, mais informados, construir suas estratégias de declaração de inflexibilidade e fator “i” para termelétricas com CVU maior que zero para os próximos leilões.

No caso de empreendimentos eólicos e termelétricos a biomassa com CVU nulo, será possível estimar a parcela k do ICB, a partir dos valores mensais de energia, em MW médios, associados à garantia física dos respectivos empreendimentos.

O aplicativo é construído em Microsoft Excel© e oferece aos empreendedores a possibilidade de se obter uma estimativa destas grandezas. No caso da garantia física, ele incorpora metodologia que, por razões computacionais, aproxima a metodologia estabelecida na Portaria MME nº 101, de 22 de março de 2016. Por este mesmo motivo, os valores por ele calculados podem resultar em valores distintos daqueles que serão publicados para esta grandeza em definitivo após a habilitação.

Apesar dessa ressalva, a ferramenta ora disponibilizada permite que os empreendedores disponham de uma ordem de grandeza destes parâmetros e possam realizar, de maneira ágil, sensibilidades quanto ao impacto na garantia física e parcela k do ICB de parâmetros – inflexibilidade, custo variável unitário, disponibilidade mensal – que servirão de base para a declaração no leilão. A EPE sugere que os empreendedores realizem suas próprias analises de forma independente – por sua conta e risco.

Espera-se que esta iniciativa facilite o acesso a informação, contribua para o desenho de uma melhor estratégia de oferta nos leilões pelos empreendedores e, com isso, se aumente a competitividade nos certames e torne os processos envolvidos mais transparentes. 

Por último, reforça-se mais uma vez que o algoritmo adotado neste modelo é uma simplificação da metodologia de cálculo de garantia física, e por esse mesmo motivo está sendo disponibilizado em código aberto para permitir contribuições e aprimoramentos pela sociedade.

Orientações Gerais

Nova versão - Aplicativo de Estimativa de Garantia Física e Parcela K DO ICB


Notícias Relacionadas

Diponível nota da EPE para fechamento da CP33 e projeto de lei de modernização do setor elétrico

24/02/2018 - Na sexta feira dia 9 de fevereiro de 2018 o Ministério de Minas e Energia concluiu a Consulta Pública Nº 33, instaurada em 5 de julho de 2017, cujo objetivo é o aprimoramento do Marco legal do setor elétrico brasileiro. Conforme anunciado em comunicado, o Ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho encaminhou à Presidência da República a proposta de Projeto de Lei de Modernização e Expansão do Mercado Livre de Energia Elétrica, que reflete o encerramento da consulta pública.

Moedas Digitais e o Impacto na Rede Elétrica - reportagem especial do CanalEnergia

23/02/2018 - Consumo de energia elétrica para produzir moedas digitais tem preocupado autoridades em várias partes do mundo. O presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, e o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, compartilham suas opiniões na reportagem especial do CanalEnergia.

EPE disponibiliza retificação dos Custos Marginais de Operação do Leilão de Energia A-4/2018

23/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza retificação do conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica e eólica para o Leilão de Energia A-4/2018.

Caso Base do Leilão de Energia Nova A-4/2018 - Cálculo das Garantias Físicas

21/02/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para os modelos NEWAVE e SUISHI, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos hidrelétricos e termelétricos com CVU diferente de zero, para participação no Leilão de Energia Nova A-4/2018

Projeções do setor já refletem sinais de recuperação da indústria

21/02/2018 - Demanda por energia em 2017 atingiu nível semelhante ao de 2014. Capacidade ociosa ainda é grande e há folga no sistema. Sobre este tema, o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, e a superintendente-adjunta de Estudos Econômicos, Carla Achão, foram entrevistados em reportagem especial do CanalEnergia.