EPE produz Aplicativo para Estimar Garantia Física de Usinas Termelétricas e Parcela K do ICB visando os Leilões de Energia Nova

Com o objetivo de ampliar a transparência com a sociedade e facilitar a análise e construção de estratégias de empreendedores que desejarem se candidatar aos Leilões de Energia Nova, a EPE disponibiliza, pela primeira vez, um aplicativo, para que os empreendedores sejam capazes de obter estimativas de suas garantias físicas de usinas termelétricas com CVU maior que zero e parcela k do ICB para todos os empreendimentos com contratos na modalidade por disponibilidade – componentes importantes do ICB – a partir de diferentes combinações de custos variáveis, inflexibilidade e, no caso de empreendimentos com CVU nulo, de disponibilidade mensal de energia. Com isso, os empreendedores ficam aptos a construir um “ábaco” de possibilidades para, mais informados, construir suas estratégias de declaração de inflexibilidade e fator “i” para termelétricas com CVU maior que zero para os próximos leilões.

No caso de empreendimentos eólicos e termelétricos a biomassa com CVU nulo, será possível estimar a parcela k do ICB, a partir dos valores mensais de energia, em MW médios, associados à garantia física dos respectivos empreendimentos.

O aplicativo é construído em Microsoft Excel© e oferece aos empreendedores a possibilidade de se obter uma estimativa destas grandezas. No caso da garantia física, ele incorpora metodologia que, por razões computacionais, aproxima a metodologia estabelecida na Portaria MME nº 101, de 22 de março de 2016. Por este mesmo motivo, os valores por ele calculados podem resultar em valores distintos daqueles que serão publicados para esta grandeza em definitivo após a habilitação.

Apesar dessa ressalva, a ferramenta ora disponibilizada permite que os empreendedores disponham de uma ordem de grandeza destes parâmetros e possam realizar, de maneira ágil, sensibilidades quanto ao impacto na garantia física e parcela k do ICB de parâmetros – inflexibilidade, custo variável unitário, disponibilidade mensal – que servirão de base para a declaração no leilão. A EPE sugere que os empreendedores realizem suas próprias analises de forma independente – por sua conta e risco.

Espera-se que esta iniciativa facilite o acesso a informação, contribua para o desenho de uma melhor estratégia de oferta nos leilões pelos empreendedores e, com isso, se aumente a competitividade nos certames e torne os processos envolvidos mais transparentes. 

Por último, reforça-se mais uma vez que o algoritmo adotado neste modelo é uma simplificação da metodologia de cálculo de garantia física, e por esse mesmo motivo está sendo disponibilizado em código aberto para permitir contribuições e aprimoramentos pela sociedade.

Orientações Gerais

Nova versão - Aplicativo de Estimativa de Garantia Física e Parcela K DO ICB


Notícias Relacionadas

Nota discute impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos no planejamento energético

12/07/2018 - Com visão de longo prazo voltada para as transformações pelas quais os mercados de energia elétrica vêm passando, a EPE publica Nota de Discussão com o objetivo de identificar desafios para o planejamento energético e explorar caminhos para lidar com as perspectivas de aumento na inserção de recursos energéticos distribuídos.

Com apoio da EPE, webinar sobre consumo de energia com ar condicionado é promovido pela Agência Internacional de Energia

11/07/2018 - Webinar inaugura série focada no tema da eficiência energética A Agência Internacional de Energia (AIE), à qual o Brasil se associou no ano passado, promove no próximo dia 25 de julho, com apoio da EPE e do MME, um webinar sobre o relatório “The Future of Cooling - Opportunities for energy efficient air conditioning” (O Futuro da Climatização: Oportunidades para condicionamento de ar energeticamente eficiente), publicado em maio deste ano pela AIE.

EPE publica estudo de expansão da transmissão para a Zona da Mata Mineira

06/07/2018 - Foi emitido no dia 26 de junho o “Estudo de Atendimento à Zona da Mata Mineira e Região da Mantiqueira”, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA). O estudo contou com a colaboração e participação efetiva de duas distribuidoras – Energisa Minas Gerais e Cemig Distribuição – além de contribuições de concessionárias de transmissão locais.

Informe Técnico - O Leilão de Transmissão nº 02/2018 e os Estudos de Expansão

29/06/2018 - Nesta 5ª feira, dia 28/06/2018, foi realizado com sucesso o Leilão de Transmissão no 02/2018, no qual foram arrematados 100% dos 20 lotes ofertados, com investimento estimado em R$ 6,0 bilhões. Os lotes licitados contemplavam 2.562 km de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 12.223 MVA, envolvendo 16 estados.

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica na rede totalizou 39.143 GWh em maio

29/06/2018 - O consumo de energia elétrica na rede totalizou 39.143 GWh em maio, volume 2,9% superior ao do mesmo mês de 2017. Puxaram este resultado as regiões Sudeste (+3,8%) e Sul (+8,8%).