Nota sobre o evento “Revisão Extraordinária da Carga”

​Realizado na sexta-feira, 15 de maio, o evento discorreu sobre os impactos da pandemia de COVID-19 no consumo de energia elétrica e nos requisitos de geração do sistema elétrico. Contou com presença de profissionais da área de diferentes instituições especialistas no ramo, entre elas a EPE.

O Presidente da EPE, Thiago Barral, deu início a participação da EPE, fazendo parte da abertura do evento. Ele destacou a importância de dar transparência a esse processo, ressaltando a parceria entre as instituições EPE, ONS e CCEE.

O Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado fez a introdução da apresentação técnica da EPE relativa a cenário econômico e de consumo de eletricidade na rede. Ele contextualizou as incertezas acerca dos impactos da pandemia do COVID-19 na economia e da degradação das expectativas dos agentes desde a elaboração do cenário adotado na 1ª Revisão Quadrimestral, elaborado ao longo de março/2020. Ressaltou que espera-se que a crise epidemiológica dure 3 meses e que a recuperação econômica seja "entre V e U".

A analista de pesquisa energética da EPE, Lidiane Modesto, foi uma das palestrantes. Ela trouxe diversos dados relevantes e mostrou as expectativas do Cenário Econômico de 2020-2024 frente ao atual cenário de pandemia.

O Consultor Técnico, Arnaldo Junior, discursou sobre o Consumo na Rede em 2020. Citou estudos produzidos na DEA/SEE, como a nota técnica da metodologia da projeção da demanda de eletricidade, que se encontra no site da EPE. Além disso, falou sobre os impactos da crise relacionada ao confinamento até meados de junho sobre o consumo elétrico e a retomada suave esperada para o segundo semestre no ano de 2020. Por fim, citou as expectativas de evolução do consumo elétrico para os próximos anos e as diferenças com relação à projeção divulgada na 1ª Revisão Quadrimestral.

Acesse aqui as apresentações

Notícias Relacionadas

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

EPE, CCEE e ONS realizam evento sobre a revisão extraordinária da carga

14/05/2020 - Encontro será realizado virtualmente nesta sexta-feira, a partir das 10h Para dar transparência ao mercado sobre as análises realizadas a respeito dos impactos da pandemia Covid-19 no setor elétrico, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS realizam nesta sexta-feira (15), a partir das 10 horas, um evento virtual sobre o pedido de Revisão Extraordinária da Carga.