MME reabre prazo de cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2

Em 10/09/2018 foi publicada pelo MME a Portaria n° 383/2018 que reabriu o prazo de cadastramento dos projetos interessados em participar dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2. Os empreendedores poderão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e entregar os documentos necessários à Qualificação Técnica na EPE até às 12 horas do dia 14 de setembro de 2018.

Os principais requisitos necessários para o cadastramento e apresentação dos documentos na EPE podem ser encontrados nas “Instruções para Solicitação de Cadastramento e Qualificação Técnica com vistas à participação nos Leilões de Energia A-1 e A-2 de 2018”, disponível na página do leilão, na seção Notas Técnicas.


Notícias Relacionadas

EPE publica revisão das Instruções para Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Hidrelétricos

20/03/2019 - Foi publicada pela EPE uma revisão das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica com vistas à participação nos Leilões de Energia Elétrica para Empreendimentos Hidrelétricos. A nova versão do documento traz atualizações relativas ao preenchimento, no Sistema AEGE, da série de usos consuntivos e da série de vazões remanescentes, além de outras revisões no texto.

EPE publica documento de perguntas e respostas (FAQ) para o Leilão A-4 de 2019

18/03/2019 - A EPE elaborou um documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos agentes sobre o cadastramento e habilitação técnica dos projetos para o Leilão A-4 de 2019, previsto para ser realizado em 27/06/2019. Questionamentos acerca dos prazos, aproveitamento dos projetos habilitados em leilões anteriores, margem de escoamento e outras dúvidas são respondidas no documento.

Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2019 – 1º semestre.

12/03/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica o “Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2019 – 1º semestre”. O documento contempla todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) definidas em estudos de planejamento da EPE concluídos até fevereiro de 2019, com vistas a garantir as condições de atendimento aos mercados e os intercâmbios entre as regiões, mas que ainda não foram outorgadas (licitadas ou autorizadas).

MME Publica Portaria do Leilão A-4 de 2019

11/03/2019 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria MME nº 160/2019, que divulga, para Consulta Pública, a minuta das Diretrizes para a realização do Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, denominado "A-4", de 2019. A data prevista para a realização do Leilão é 27 de junho de 2019 e o início do suprimento de energia elétrica deverá ocorrerá em 1º de janeiro de 2023.

Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR): EPE publica Nota Técnica voltada a Estudos de Inventário no Brasil

08/03/2019 - Tendo em vista que as Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) constituem uma tecnologia que permite oferta de potência com a flexibilidade necessária para o atendimento à variação da carga no curto prazo, além de oferecer benefícios sistêmicos relacionados à economia, segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica, a sua participação na cesta de ofertas da matriz elétrica brasileira poderá constituir, num futuro próximo, uma opção para garantir uma expansão do sistema elétrico de forma econômica e sustentável.