Informe Técnico - Leilões de Energia Nova de 2017

Em dezembro de 2017 foi retomada a contratação de novos empreendimentos de geração de energia elétrica no Brasil por meio de leilões estabelecidos pelo Ministério de Minas e Energia (MME). No dia 18 foi realizado um Leilão de Energia Nova "A-4", para início de suprimento em de janeiro de 2021, e no dia 20 foi realizado o Leilão de Energia Nova "A-6", para início de suprimento em janeiro de 2023.

Estes leilões se destinam ao suprimento do mercado regulado, oferecem contratos de longo prazo aos geradores, compram projetos de geração respaldados por energia firme e fazem parte do mecanismo para adequabilidade do suprimento do país. 

A realização desses dois leilões é relevante por consolidar mecanismos que já vinham sendo testados nos anos anteriores, tal como uma etapa preliminar de disputa da capacidade disponível do sistema de transmissão, enquanto também foi uma oportunidade para promover, com sucesso, aperfeiçoamentos nos mecanismos, tais como uma nova sistemática, novos requisitos de qualificação dos vendedores e modificação das obrigações de entrega de energia de empreendimentos eólicos e termelétricos. 

No informe a seguir descrevemos os aspectos mais relevantes dos dois leilões realizados em dezembro de 2017 destinados à contratação de novos empreendimentos de geração, o papel da EPE e discutimos como isto afeta os estudos de planejamento energético do país.

Acesso à Publicação do Informe


Notícias Relacionadas

Leilão A-6 de 2018: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

20/04/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia A-6/2018. O Informe Técnico nº 032/2018 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame. O Informe Técnico também apresenta a metodologia que será utilizada na determinação da parcela da Receita Fixa (RF) inicial vinculada ao custo do combustível na geração de energia inflexível.

EPE publica revisão das Instruções para Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Termelétricos

16/04/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publicou revisão das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica com vistas à participação nos Leilões de Energia Elétrica para empreendimentos Termelétricos. A nova versão traz atualizações e alterações necessárias para melhoria do processo de Habilitação Técnica.

MME agenda Leilão A-6 de 2018

09/04/2018 - O Ministério de Minas e Energia - MME publicou a Portaria MME nº 121/2018, agendando para 31 de agosto de 2018 o Leilão para compra de energia elétrica a partir de 2024, conhecido como Leilão A-6. O prazo da entrega de documentos para habilitação na Empresa de Pesquisa Energética - EPE será até às 12h do dia 08 de maio de 2018.

O mercado fotovoltaico brasileiro está amadurecendo mais rápido que o esperado

09/04/2018 - abril 6, 2018 Emiliano Bellini para PV MAGAZINE O mercado brasileiro de energia solar parece pronto para assumir a forma de um mercado fotovoltaico maduro, após os resultados do leilão A-4, realizado na última quarta-feira, que resultou em uma baixa surpreendente no preço da tecnologia solar.

Informe Técnico apresenta consolidação dos dados da Habilitação Técnica para o Leilão A-4 de 2018

06/04/2018 - Este Informe Técnico apresenta uma visão geral sobre o processo de Habilitação Técnica do Leilão para Contratação de Energia Elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, denominado Leilão “A-4”, de 2018.