Informe Técnico apresenta consolidação dos dados da Habilitação Técnica para o Leilão A-4 de 2017

A EPE publica Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-096/2017 com a consolidação dos dados gerais da habilitação técnica dos projetos cadastrados para o Leilão A-4 de 2017, realizado em 18/12/2017. Dentre as informações trazidas, destacam-se os quantitativos de projetos e potência habilitados por Estado. O Informe apresenta ainda um resumo com os principais motivos de inabilitação técnica, que neste leilão ficaram mais concentradas na limitação de escoamento do sistema de transmissão, que ensejou a inabilitação de cerca de metade dos empreendimentos cadastrados.

No total, dos 1.676 cadastrados, foram habilitados tecnicamente 708 projetos, sendo 36 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), 22 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), 20 Temelétricas a Biomassa, 315 Empreendimentos Eólicos e 315 Empreendimentos Fotovoltaicos, totalizando cerca de 24 GW de oferta.

Desse total, 25 empreendimentos venderam energia, somando 891,1 MW (considerando a potência “CC”, em MWp), sendo que 96% da garantia física desses empreendimentos foi comprometida com os contratos deste Leilão A-4. 

Acesse o Informe Técnico




Notícias Relacionadas

EPE publica a revisão do Manual do AEGE para Empreendedores

28/11/2018 - A EPE publica revisão do “Manual para Empreendedores”, documento que visa orientar os agentes interessados em relação à utilização do Sistema AEGE para inserção das informações de projetos de geração. Além de uma revisão geral do texto e de sua estrutura, foram também incluídas instruções relativas ao acompanhamento e às alterações de características técnicas dos empreendimentos após a venda de energia, fase denominada de “Pós-Leilão”.

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Existente A-1/2018 e A-2/2018.

Caso Base dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018 – Cálculo e Revisão das Garantias Físicas

14/11/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, utilizados no cálculo e revisão das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos termelétricos com CVU diferente de zero, para participação nos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2/2018.

EPE publica atualização das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Fotovoltaicos

24/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética publica a atualização das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Fotovoltaicos com vistas à Participação nos Leilões de Energia.

EPE publica Nota Técnica sobre evolução de projetos fotovoltaicos

23/10/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica nova Nota Técnica “Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia”. Esse trabalho faz parte de uma série que vem acompanhando desde 2014 as características dos projetos fotovoltaicos no Brasil.