Informe Técnico apresenta consolidação dos dados da Habilitação Técnica para o Leilão A-6 de 2017

A EPE publica Informe Técnico com a consolidação dos dados gerais da habilitação técnica dos projetos cadastrados para o Leilão A-6 de 2017, realizado em 20/12/2017. Dentre as informações trazidas, destacam-se os quantitativos de projetos e potência habilitados por Estado. O Informe apresenta ainda um resumo com os principais motivos de inabilitação técnica, que neste leilão teve uma distribuição uniforme entre os motivos.

No total, dos 1.092 cadastrados, foram habilitados tecnicamente 887 projetos, sendo 43 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), 03 Usinas Hidrelétricas menores que 50MW (UHE), 30 Termelétricas a Biomassa, 07 Termelétricas a Gás Natural e 803 Empreendimentos Eólicos, totalizando cerca de 34 GW de oferta.

Desse total, 63 empreendimentos venderam energia, somando 3.842 MW, sendo que 93% da garantia física desses empreendimentos foi comprometida com os contratos deste Leilão A-6. 

Acesso o Informe - Leilão A-6 2017


Notícias Relacionadas

MME reabre prazo de cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2

11/09/2018 - Publicada pelo MME a Portaria n° 383/2018 que reabriu o prazo de cadastramento dos projetos interessados em participar dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2. Os empreendedores poderão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e entregar os documentos necessários à Qualificação Técnica na EPE até às 12 horas do dia 14 de setembro de 2018.

INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018

03/09/2018 - O mercado de GNL tem se mostrado cada vez mais dinâmico, com maior liquidez e tendendo à comoditização. Assim como no ano anterior, em 2017, expectativas de uma oferta excedente do combustível no mundo acabaram por não se concretizar, sendo compensada pelo concomitante aumento na demanda de GNL da China. A capacidade de se adequar às condições adversas de mercado vem demonstrando a maturidade cada vez maior da indústria de GNL.

Com apoio da EPE e do MME, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoveu uma palestra sobre Instrumentos de mercado para eficiência energética

28/08/2018 - No âmbito da parceria entre a EPE e a Agência Internacional de Energia (IEA), ocorreu no dia 21 de agosto o Seminário sobre Market Based Instruments proferido pela especialista em Eficiência Energética da Agência, Edith Bayer. A apresentação fez parte de um ciclo de webinars e palestras sobre Eficiência Energética que, desta vez, a EPE teve a honra de receber presencialmente.

Ferramenta para cálculo da garantia física de hidrelétricas e termelétricas

28/08/2018 - EPE disponibiliza a planilha chamada "EASSEG_NW22_r1.xls" que contém o procedimento para cálculo do rateio da carga crítica do sistema baseado na ponderação, pelo Custo Marginal de Operação – CMO, das gerações obtidas na simulação para cada série sintética de energias afluentes. Esta é uma das etapas de cálculo da garantia física de usinas despachadas centralizadamente.

EPE publica compilação de Correlações de Custos de Equipamentos – Instalações Industriais de Gás Natural

27/08/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza documento contendo a compilação de diversas correlações de custos encontradas na literatura, referentes a equipamentos de instalações industriais relacionadas ao gás natural.