Informativo sobre modelo NEWAVE

Versão será validada pela FT-NEWAVE e corrige um erro identificado pelo centro de pesquisa

A Empresa de Pesquisa Energética, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informam que está disponível para o mercado a versão 25.0.1 do programa Newave. Essa versão será validada pela FT-NEWAVE e corrige um erro identificado pelo CEPEL, responsável pelo desenvolvimento dos modelos computacionais. O Centro de Pesquisas divulgará, o mais breve possível, uma nota técnica com o detalhamento do problema.

Em 2 de setembro de 2019, foi identificado um erro de implementação na versão 25 do modelo NEWAVE (versão vigente em 2019), que impacta as restrições de geração hidráulica máxima – GHMAX dos Reservatórios Equivalentes de Energia – REEs. 

As restrições de GHMAX, no modelo NEWAVE, são uma representação simplificada das funções de produção das usinas hidroelétricas e são definidas a partir de um polinômio de segundo grau, que é estimado de forma a representar a variação da produção das usinas hidroelétricas, em função da variação do armazenamento dos REEs. O erro de implementação identificado afeta os coeficientes dos polinômios de GHMAX. 

A inconsistência foi introduzida durante as alterações para representação da variação do nível de montante para usinas a fio d'água ocorrido na versão 24.3.10 (datada de 31/08/2018), que originou a versão 25 deste modelo, que está em vigor desde o PMO de janeiro de 2019.


Notícias Relacionadas

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.

EPE inaugura estande na Rio Pipeline 2019

04/09/2019 - Teve início nesta terça (3) a maior feira do segmento de dutos do Brasil, a Rio Pipenline 2019. O evento sediado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 5 de setembro, teve a participação da EPE com estande para divulgar os recentes estudos realizados no setor de transporte de óleo e gás.