Informativo sobre modelo NEWAVE

Versão será validada pela FT-NEWAVE e corrige um erro identificado pelo centro de pesquisa

A Empresa de Pesquisa Energética, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informam que está disponível para o mercado a versão 25.0.1 do programa Newave. Essa versão será validada pela FT-NEWAVE e corrige um erro identificado pelo CEPEL, responsável pelo desenvolvimento dos modelos computacionais. O Centro de Pesquisas divulgará, o mais breve possível, uma nota técnica com o detalhamento do problema.

Em 2 de setembro de 2019, foi identificado um erro de implementação na versão 25 do modelo NEWAVE (versão vigente em 2019), que impacta as restrições de geração hidráulica máxima – GHMAX dos Reservatórios Equivalentes de Energia – REEs. 

As restrições de GHMAX, no modelo NEWAVE, são uma representação simplificada das funções de produção das usinas hidroelétricas e são definidas a partir de um polinômio de segundo grau, que é estimado de forma a representar a variação da produção das usinas hidroelétricas, em função da variação do armazenamento dos REEs. O erro de implementação identificado afeta os coeficientes dos polinômios de GHMAX. 

A inconsistência foi introduzida durante as alterações para representação da variação do nível de montante para usinas a fio d'água ocorrido na versão 24.3.10 (datada de 31/08/2018), que originou a versão 25 deste modelo, que está em vigor desde o PMO de janeiro de 2019.


Notícias Relacionadas

EPE REALIZA I “WORKSHOP” DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CICLO 2020

02/06/2020 - A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

EPE projeta impactos da Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis

02/06/2020 - Os desdobramentos das medidas adotadas com o objetivo de conter a disseminação da pandemia da Covid-19 provocaram um grande impacto na demanda de combustíveis. Para analisar suas consequências no comportamento do mercado brasileiro, a EPE projetou três trajetórias, de 2020 até 2022, que contemplam hábitos de consumo da população e períodos de isolamento social.

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria