IEA, EPE e MME realizam Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

​Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE Jeferson Soares. 

O evento tinha dois objetivos principais: o lançamento do curso online de Indicadores de Eficiência Enérgica, da IEA, e o estímulo à uma discussão sobre o papel dos indicadores no monitoramento de políticas de eficiência energética, que teve avanços nesse campo no Brasil e no mundo, e sobre os desafios que ainda persistem.

O seminário foi divido em quatro painéis. O primeiro com o tema "The Role do Indicarors in Defining and Measuring the Benefits do Energy Efficiency", o segundo abordou a temática "Progress in Brazil and Internationally on Data Collection and Analysis", o terceiro painel foi sobre "Launching and Introduction to the IEA's Online Course, e a última apresentação teve o tema "Data Collection: Global Experience on Collaboration and Opportunities in Brazil". Os palestrantes convidados a participar do evento foram Felipe Soares (EPE), Jeferson Soares (EPE), Edith Bayer (IEA), João Krause (PROCEL), Luciano Giovanelli (PROCEL) e Mafalda Silva (AEI).

O presidente encerrou o evento destacando algumas considerações: "Existe o desafio de criar evidências e quantificar os benefícios resultantes dos custos associados a estas bases. Um aspecto que ficou bastante claro nas apresentações. Segundo que temos o desafio das articulações, precisamos ter um trabalho de desenvolvimento e permanente monitoramento de clareza de papéis, de cada ator neste processo. E por último, destaco o desafio de saber comunicar os indicadores. Não basta apenas publicar. A comunicação significa traduzir estes números, informações e dados de forma acessível para quem de fato irá gerar as ações necessárias para transformá-los em ações positivas. O relatório de indicadores de eficiência que estamos trabalhando na EPE é um dos recursos que vai ajudar nesta estratégia de comunicação". Algumas apresentações estão disponíveis nos links abaixo.

Indicadores de eficiência energética: A abordagem da IEA
Exemplos de recolha de dados em países-membros da IEA


_MG_1024.jpg


Notícias Relacionadas

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.

EPE participa de Workshop sobre Serviços Ancilares

13/08/2019 - O evento promovido pelo ONS e ANEEL ocorreu nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. A EPE foi representada pelo Consultor Técnico Daniel José Tavares de Souza, da Superintendência de Transmissão de Energia, que participou como palestrante no primeiro painel sobre “Os Serviços Ancilares no Planejamento do Sistema”.

EPE recebe a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

12/08/2019 - No último dia 09 de agosto de 2019 a EPE recebeu a nota 10 no 4º Ciclo de Avaliação do Indicador IG-SEST. Nessa edição participaram 61 Empresas, sendo que apenas 14 empresas tiraram a nota máxima, dentre elas a EPE.