IEA, EPE e MME realizam Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

​Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE Jeferson Soares. 

O evento tinha dois objetivos principais: o lançamento do curso online de Indicadores de Eficiência Enérgica, da IEA, e o estímulo à uma discussão sobre o papel dos indicadores no monitoramento de políticas de eficiência energética, que teve avanços nesse campo no Brasil e no mundo, e sobre os desafios que ainda persistem.

O seminário foi divido em quatro painéis. O primeiro com o tema "The Role do Indicarors in Defining and Measuring the Benefits do Energy Efficiency", o segundo abordou a temática "Progress in Brazil and Internationally on Data Collection and Analysis", o terceiro painel foi sobre "Launching and Introduction to the IEA's Online Course, e a última apresentação teve o tema "Data Collection: Global Experience on Collaboration and Opportunities in Brazil". Os palestrantes convidados a participar do evento foram Felipe Soares (EPE), Jeferson Soares (EPE), Edith Bayer (IEA), João Krause (PROCEL), Luciano Giovanelli (PROCEL) e Mafalda Silva (AEI).

O presidente encerrou o evento destacando algumas considerações: "Existe o desafio de criar evidências e quantificar os benefícios resultantes dos custos associados a estas bases. Um aspecto que ficou bastante claro nas apresentações. Segundo que temos o desafio das articulações, precisamos ter um trabalho de desenvolvimento e permanente monitoramento de clareza de papéis, de cada ator neste processo. E por último, destaco o desafio de saber comunicar os indicadores. Não basta apenas publicar. A comunicação significa traduzir estes números, informações e dados de forma acessível para quem de fato irá gerar as ações necessárias para transformá-los em ações positivas. O relatório de indicadores de eficiência que estamos trabalhando na EPE é um dos recursos que vai ajudar nesta estratégia de comunicação". Algumas apresentações estão disponíveis nos links abaixo.

Indicadores de eficiência energética: A abordagem da IEA
Exemplos de recolha de dados em países-membros da IEA


_MG_1024.jpg


Notícias Relacionadas

EPE REALIZA I “WORKSHOP” DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CICLO 2020

02/06/2020 - A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

EPE projeta impactos da Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis

02/06/2020 - Os desdobramentos das medidas adotadas com o objetivo de conter a disseminação da pandemia da Covid-19 provocaram um grande impacto na demanda de combustíveis. Para analisar suas consequências no comportamento do mercado brasileiro, a EPE projetou três trajetórias, de 2020 até 2022, que contemplam hábitos de consumo da população e períodos de isolamento social.

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).