Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a eleição e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Heloísa é doutora em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou em diferentes áreas na Agência Nacional do Petróleo, possuindo mais de 10 anos de sólida experiência profissional.

O Presidente da EPE destaca: "A sua nomeação é uma vitória para a EPE, por ser uma profissional altamente qualificada e publicamente elogiada por sua dedicação e envolvimento com os desafios que enfrentou na sua trajetória profissional."

À frente  da diretoria, Heloísa terá importantes desafios. A Superintendente de Derivados do Petróleo e Biocombustíveis da EPE, Angela Oliveira da Costa, destaca os desafios da área: "É com grande entusiasmo que a SDB recebe a nova Diretora da DPG, para somar esforços na superação dos desafios que se apresentam. Destaco a garantia do aprimoramento constante dos estudos que subsidiam o MME no planejamento energético e o suporte à Política Nacional de Biocombustíveis - RenovaBio, e à iniciativa Abastece Brasil". O Superintendente de Petróleo e Gás Natural, Marcos Frederico Farias de Souza também se manifestou: "Heloísa, sê bem-vinda! Defino com uma palavra a sua chegada na equipe: ENERGIA! Principalmente para nos ajudar no aprimoramento das indicações de oportunidades de investimento no setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, de forma integrada e isenta, visando à segurança energética nacional."

Heloísa substituí José Mauro Ferreira Costa, que deixou o cargo em abril de 2020 para assumir a Secretaria de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME).

Heloisa Borges e Angela Livino, que também tomou posse hoje como Diretora de Gestão Corporativa, são as duas primeiras mulheres a assumir o cargo na Diretoria da EPE. 


DPG0.png

Notícias Relacionadas

EPE participa da CERAWeek 2024

18/03/2024 - A EPE está sendo representada pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, na edição de 2024 da CERAWeek, uma das principais conferências globais da indústria de energia, realizada de 18 a 22 de março

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2023

07/03/2024 - O Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás retorna em sua 15ª edição, apresentando o Panorama dos Emirados Árabes Unidos (EAU), um país de importância histórica no fornecimento de petróleo para o mercado internacional

EPE divulga Caderno de Publicações da EPE sobre Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em 2023

05/03/2024 - Diante da grande quantidade de estudos realizados, este caderno serve de compêndio de todas essas publicações, apresentando um breve resumo de cada estudo, a data de publicação e o endereço eletrônico para acesso aos documentos completos.

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.