Giovani Vitória Machado é o novo Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE

Aos 49 anos, Giovani Vitória Machado é o novo Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O novo diretor tomou posse do cargo nesta segunda-feira (24/06) pela manhã.

Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o Mestre e Doutor em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ) também possui expertise em geopolítica e preços de petróleo e gás, planejamento de infraestrutura de gás natural, modelagem energética e projeção de demanda e oferta de energia, bem como planejamento, política e regulação do setor energético.

Nascido em Niterói (RJ), ingressou na EPE há 13 anos, em 2006, assumindo diferentes funções gerenciais na Diretoria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Até esta data, atuou em várias instituições da área de energia, como a Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL), como pesquisador visitante; a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como coordenador de estudos estratégicos; o Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, como professor visitante; e a MBA em Energy Business da Fundação Getúlio Vargas (FGV), como professor e coordenador. Giovani também colaborou com a International Atomic Energy Agency (IAEA), como especialista internacional ad hoc em desenvolvimento energético sustentável e modelagem energética.

O presidente da EPE, Thiago Vasconcellos Barral, anunciou a nomeação de Giovani Machado e declarou: "Conto muito com você, toda diretoria conta muito. Espero que juntos possamos fazer um bom trabalho e que você seja muito feliz na condução da DEA." 

_MG_0689 (002).jpg

Notícias Relacionadas

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico

EPE conclui cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020

08/01/2020 - Foi concluído, em 07/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 389/2019, os Leilões estão previstos para serem realizados de forma sequencial em 30 de abril

EPE Publica Informe Técnico sobre Potencial Energético dos Resíduos Urbanos - SIENergia

02/01/2020 - Com o intuito de esclarecer a situação, reduzir a assimetria de informação e promover o debate pela sociedade, esse Informe Técnico integra e atualiza dados de trabalhos anteriores e avança no sentido dos conceitos de Economia Circular e de Cidades Inteligentes.

EPE Publica Informe Técnico sobre os Leilões de Energia de 2019

30/12/2019 - Em 2019 foram promovidos cinco importantes Leilões para contratação de energia, tendo a grande maioria participação direta da EPE no processo de habilitação e qualificação técnica e no apoio ao desenho das diretrizes. Os resultados dos Leilões “A-4” e “A-6” garantiram uma expansão da matriz de forma diversificada e com custos competitivos, beneficiando diretamente os consumidores de energia.