Flexibilidade no sistema elétrico é tema de evento e publicação conjunta da EPE, MME e Ministério Alemão de Economia e Energia

A EPE e o MME, em parceria com o Ministério Alemão da Economia e Energia (BMWi), com o apoio da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) organizaram o Workshop " Untapping flexibility in power systems", com o objetivo de discutir estratégias para a garantia de flexibilidade operacional nos seus sistemas elétricos, especialmente diante do crescimento das fontes renováveis na matriz, notadamente a energia eólica e a solar fotovoltaica. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, em 6 de outubro de 2017, nas instalações da EPE, com apresentações e debates com especialistas do Brasil e da Europa.

A abertura teve falas do Presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, do diretor do MME, Carlos Alexandre Pires, e do Chefe Adjunto da Divisão de Renováveis da BMWi, Ralf Christmann. Entre os convidados, especialistas de instituições relevantes do setor elétrico brasileiro, como EPE, CCEE, CEPEL e ONS, além de Christian Segnitz, representante da embaixada alemã.

As apresentações começaram com uma visão abrangente dos sistemas elétricos brasileiro e alemão e os principais fatores que explicam a crescente necessidade de flexibilidade operacional, sobretudo a penetração de fontes como eólica e solar. Uma das apresentações abordou o conceito inovador de "Virtual Power Plant", que faz uso da tecnologia para agregar recursos energéticos distribuídos e oferecer serviços para o sistema (incluindo gerenciamento pelo lado da demanda), em um ambiente competitivo. Outra apresentação abordou o "Flexibility Tracker", ferramenta para avaliar como os sistemas estão desenvolvidos em termos de flexibilidade. Por fim, foram debatidos diversos possíveis ajustes nos sinais do mercado e nas disposições regulatórias para viabilizar a oferta eficiente de flexibilidade para a operação dos sistemas elétricos.

Ao final, as instituições produziram um relatório que traz uma síntese das apresentações e discussões, documento que pode ser acessado no link abaixo.

Untapping flexibility in power systems

 

8.jpg

 

Você também pode acessar este vídeo produzido pela EPE sobre a importância da flexibilidade e como esse tema está sendo pensado nos estudos de planejamento energético.





Notícias Relacionadas

Webinar: Múltiplos Benefícios da Eficiência Energética

12/09/2018 - Com apoio da EPE e do MME, no próximo dia 19/09/2018, a Agência Internacional de Energia (AIE) promoverá webinar sobre os múltiplos benefícios da eficiência energética. O foco tradicional para promoção da eficiência energética normalmente acaba por desconsiderar benefícios tais como contribuição à sustentabilidade do setor energético, desenvolvimento social e econômico e benefícios ambientais, entre outros.

MME reabre prazo de cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-1 e A-2

11/09/2018 - Publicada pelo MME a Portaria n° 383/2018 que reabriu o prazo de cadastramento dos projetos interessados em participar dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2. Os empreendedores poderão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e entregar os documentos necessários à Qualificação Técnica na EPE até às 12 horas do dia 14 de setembro de 2018.

INFORME Mercado Internacional de GNL 2017-2018

03/09/2018 - O mercado de GNL tem se mostrado cada vez mais dinâmico, com maior liquidez e tendendo à comoditização. Assim como no ano anterior, em 2017, expectativas de uma oferta excedente do combustível no mundo acabaram por não se concretizar, sendo compensada pelo concomitante aumento na demanda de GNL da China. A capacidade de se adequar às condições adversas de mercado vem demonstrando a maturidade cada vez maior da indústria de GNL.

Resenha Mensal: Consumo de eletricidade subiu 1,4% em julho

31/08/2018 - O consumo de eletricida-de na rede totalizou 37.894 GWh em julho, volume 1,4% maior que o registrado nesse mês em 2017. Houve aumento no Su-deste (+2,0%) e Sul (+2,4%), regiões que concentram por volta de 70% do mercado de ele-tricidade no país, e tam-bém no Centro Oeste (+3,2%) e Nordeste (+2,2%), enquanto caiu o consumo no Norte (-7,6%).

EPE participa da 7ª Conferência de Energia e Recursos Naturais da América Latina

31/08/2018 - A transformação do setor de Energia e Recursos Naturais, que vem acelerando, de forma constante, a tecnologia que tem transformado os negócios, a massificação da busca por energia renovável pelas grandes empresas do setor e os direcionamentos governamentais mostram que os altos executivos do setor precisam encontrar maneiras cada vez mais assertivas de como inovar dentro do mercado para permanecer sustentável no curto e no longo prazo. Neste momento os tomadores de decisão precisam compartilhar ideias e obter insights de executivos de todo o mundo de forma a mergulhar nos principais desafios atuais.