Estudos Socioambientais da Usina Hidrelétrica Bem Querer: Reuniões públicas para divulgação do início dos estudos

De 23 a 28 de julho a Empresa de Pesquisa Energética – EPE promoverá Reuniões Públicas para divulgar o início dos estudos socioambientais da Hidrelétrica Bem Querer.

O objetivo das reuniões é apresentar as principais atividades previstas na execução dos estudos socioambientais, a equipe responsável pelos estudos, além de informações sobre a usina e o processo de licenciamento ambiental.

Abertas à participação de toda a população, as reuniões terão início às 18h e  serão realizadas nos municípios de Bonfim, Iracema, Cantá, Mucajaí, Caracaraí e Boa Vista, nas seguintes datas e locais:

DataMunicípioLocal
23/07/2018Bonfim

Polo UNIVIRR e IFRR – Escola Argentina Castelo Branco

Rua Rodrigo Pires Figueiredo, 41 – Centro

24/07/2018Iracema

Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira

Avenida Sebastião Evaristo de Castro, s/n – Centro

25/07/2018Cantá

Secretaria Municipal de Educação

Rua Mário Cândido Braga Silva, 1350 – Centro

26/07/2018Mucajaí

Biblioteca Municipal de Mucajaí

Avenida Firmino Azevedo, s/n – Centro

27/07/2018CaracaraíAnfiteatro da Orla
28/07/2018Boa Vista

Palácio da Cultura Nenê Macaggi

Praça do Centro Cívico, 84 – Centro

 

A realização das reuniões públicas é parte das ações previstas no Plano de Comunicação e Relacionamento (PCR) da UHE Bem Querer, cujo objetivo é manter o diálogo permanente com a população local, conferir maior transparência ao processo de licenciamento e informar sobre o andamento dos estudos da UHE Bem Querer.

A Empresa de Pesquisa Energética

A EPE, empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), é responsável pela elaboração de estudos que subsidiam o planejamento do setor energético, como por exemplo, a estimativa do montante de  energia que o país vai precisar para continuar crescendo e as alternativas para que essas necessidades sejam atendidas. Usinas hidrelétricas figuram entre as fontes que compõem alternativas para o atendimento a demanda de energia.

Planejamento da UHE Bem Querer

O ciclo de planejamento de usinas hidrelétricas tem início com a elaboração de estudos de inventário hidrelétrico de bacias hidrográficas, que identificam o potencial de geração hidrelétrica da bacia. Em 2011, a EPE concluiu a elaboração dos Estudos de Inventário Hidrelétrico da bacia do Rio Branco, que identificaram um potencial de geração de energia hidrelétrica de 1049MW. Tendo em vista a atratividade da UHE Bem Querer indicada nos estudos de inventário, houve interesse em dar prosseguimento aos estudos, passando à etapa seguinte de análise da viabilidade técnica, econômica e ambiental, na qual será possível obter um detalhamento maior das características da usina.

Estudos socioambientais da UHE Bem Querer

Assim, atualmente a EPE é responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e de viabilidade da Usina Hidrelétrica Bem Querer, situada no rio Branco, estado de Roraima.

Para a elaboração dos estudos socioambientais da usina, a EPE contratou, por meio de licitação, o Consórcio Walm-Biota, para a realização do EIA/Rima, e a MRS Estudos Ambientais Ltda., para realização dos Estudos do Componente Indígena (ECI). Esses estudos serão desenvolvidos nos próximos dois anos e contarão com a realização de levantamentos de campo e de informações bibliográficas.

O EIA/Rima tem por objetivo avaliar os impactos ambientais da usina e propor medidas e programas socioambientais para evitar, reduzir ou compensar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos. O órgão ambiental responsável pelo licenciamento, no caso o Ibama, avalia o EIA/Rima, consulta os órgãos envolvidos e ouve a população na Audiência Pública. Caso o projeto da usina hidrelétrica seja considerado viável, o Ibama emite a Licença Prévia (LP).

A LP aprova a localização e concepção do projeto, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases da implementação da Usina Hidrelétrica Bem Querer. Com a LP a usina hidrelétrica pode ser ofertada no leilão de contratação de energia para o Sistema Integrado Nacional (SIN).

Canais de comunicação

A população poderá obter informações sobre o andamento dos estudos no site da usina (www.uhebemquerer.com.br), na base de apoio local em Boa Vista (Rua Manoel Aires, 152, bairro Mecejana) ou pelo telefone (95) 3623-2419.


Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE esteve presente na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do Leilão de Transmissão n° 002/2023

04/04/2024 - Nessa quarta-feira, 03/04/2024, foram assinados os contratos de concessão dos lotes licitados no Leilão de Transmissão n° 002/2023. A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Governo Federal, da ANEEL e das Transmissoras vencedoras do leilão.

Licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira

27/03/2024 - No dia 18/3/24 a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) publicou o arquivamento do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira. A decisão encerra um processo que se estendia desde 2012, e causa apreensão no setor elétrico.