Erik Rego é o novo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE

Aos 42 anos, Erik Rego, é o novo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE. Natural de São Paulo, Doutor em Ciências – Programa de energia. Em 2000, formou-se em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica-USP, em 2004 concluiu o bacharelado em Ciências Econômicas pela FEA-USP; em 2007 obteve o título de mestre - Mestrado em Energia -  e, em 2012 o Doutorado em Ciências - área energia pelo IEE-USP com sanduíche na Universidade de Illinois (Estados Unidos) e especialização em derivativos pela B3 (BM&F à época). Iniciou a carreira no Banco Votorantim, foi sócio-diretor da Excelência Energética Consultoria e presidente do comitê de energia da Amcham. 

Na academia Erik é Professor Doutor afastado do departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, e foi professor auxiliar de ensino do departamento de economia da FEA-USP e professor de economia da ESEG (Faculdade ETAPA). Com experiência de mais de 18 anos no setor de energia, destacam-se trabalhos nas áreas de: avaliação de projetos/empresas; desenho de leilões; projeções de preços e mercado; análise de riscos; plano de negócios; due diligence; pareceres regulatório e econômico.

A nomeação do Erik é uma conquista para a EPE e para o MME, pois esta equipe que preza por sua excelência técnica receberá um profissional comprometido e com excelentes credenciais técnicas, perfil que só tem a somar.

Erik foi recebido hoje , 25 de março, na empresa e em suas boas vindas fez questão de ressaltar sua enorme disposição em contribuir para o planejamento energético brasileiro, especialmente o elétrico, que tem muitos desafios a serem enfrentados.

IMG_8603 (1).jpg 


Notícias Relacionadas

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

Impactado pela Covid-19, consumo de energia deve cair 0,9% em 2020

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, divulga nesta sexta-feira, os dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2020-2024. Impactado pelas medidas de contenção da Covid-19, o consumo de energia elétrica deve cair 0,9% no ano. A previsão anterior era crescer 4,2%.

Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Pará

27/03/2020 - A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento a 12 sistemas isoladas do Pará, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.

EPE publica Boletim Anual de Transmissão 2019

26/03/2020 - A EPE realizou análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros

Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

25/03/2020 - A publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás.