EPE tem diversos artigos publicados no Anuário Cenários Eólica

A Brasil Energia lança a nova edição do anuário sobre o setor de energia eólica no país. Além da qualidade editorial da equipe de jornalistas especializados da editora, você terá acesso as  contribuições exclusivas de importantes nomes do mercado de energia eólica, em especial, destacamos os colunistas da EPE:


Artigo: Eólicas e Leilões de Energia: Uma história de 12 anos

Autores: 

Gustavo Ponte é engenheiro mecânico pela UnB, pós graduado em Engenharia de Tubulações pela PUC-Rio e mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e pela Technische Universität Braunschweig. Trabalha desde 2008 na EPE, atualmente como Consultor Técnico da área de projetos de geração de energia elétrica.

Josina Saraiva Ximenes é engenheira mecânica pela UFBA e atualmente cursa o Mestrado em Engenharia Mecânica na COPPE/UFRJ. Trabalha na EPE desde 2015 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Mariana de Queiroz Andrade é engenheira de produção formada pelo CEFET/RJ e atualmente cursa MBA em Gestão de Energias Renováveis na UNESA. Trabalha na EPE desde 2013 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Thiago Ivanoski Teixeira é engenheiro eletricista e pós-graduado em engenharia econômica pela UERJ e em Finanças pelo IBMEC. Trabalha na EPE desde 2008 na área de projetos de geração de energia elétrica, incluindo a habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e estudos de preços de energia.

 

Artigo: O Potencial Eólico Offshore do Brasil

Autor:

Emilio Hiroshi Matsumura possui graduação em Ciências Econômicas (1993) e doutorado em Economia (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Desde 2006 trabalha na Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Atualmente é assessor da presidência, tendo, entre outras funções, a de consolidar e sistematizar os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE).


Premissas para Inserção de Energia Eólica na Expansão do SIN

Autores:

Gustavo Haydt é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2013. Doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade do Porto. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Flávio Rosa é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2008. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá

Além dos artigos disponíveis neste link, a edição traz um panorama em construção permanente com os principais aspectos do cenário econômico e regulatório do segmento de energia eólica; uma abordagem sobre as transações com certificados de energia renovável, atualização dos atlas eólicos brasileiro e estaduais e tecnologias para aumento da eficiência dos parques; análise da situação dos investidores e fornecedores da cadeia eólica, com ranking de empreendedores por MW instalado e capacidade produtiva dos fabricantes entre outros temas relevantes para o Cenário Eólico, confira aqui o portal.

Em breve, iremos divulgar também a participação da EPE nas edições especiais de petróleo, gás e solar.

CapaCenEolica2019.jpg


Notícias Relacionadas

Resenha Mensal - consumo de energia elétrica com redução de 1,3% em fevereiro

31/03/2020 - O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.697 GWh em fevereiro, representando uma queda de 1,3% em relação ao mês de 2019, sob influência maior das regiões Sudeste (-3,7%) e Sul (-1,9%). Entre as regiões geográficas, somente a Região Norte (+17,7%) registrou alta no consumo de energia elétrica. As demais, Sudeste (-3,7%), Sul (-1,9%), Centro-Oeste (-0,6%) e Nordeste (-0,3%) apresentaram queda.

1ª Revisão Quadrimestral 2020: explicando os fundamentos do cenário

31/03/2020 - Em meio às discussões sobre os eventuais impactos da pandemia do coronavírus (ou COVID-19) no País, a 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional 2020-2024, elaborada em conjunto por Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, teve o papel de reavaliar o cenário de expansão da demanda elétrica.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

Impactado pela Covid-19, consumo de energia deve cair 0,9% em 2020

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, divulga nesta sexta-feira, os dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2020-2024. Impactado pelas medidas de contenção da Covid-19, o consumo de energia elétrica deve cair 0,9% no ano. A previsão anterior era crescer 4,2%.

Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Pará

27/03/2020 - A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento a 12 sistemas isoladas do Pará, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.