EPE tem diversos artigos publicados no Anuário Cenários Eólica

A Brasil Energia lança a nova edição do anuário sobre o setor de energia eólica no país. Além da qualidade editorial da equipe de jornalistas especializados da editora, você terá acesso as  contribuições exclusivas de importantes nomes do mercado de energia eólica, em especial, destacamos os colunistas da EPE:


Artigo: Eólicas e Leilões de Energia: Uma história de 12 anos

Autores: 

Gustavo Ponte é engenheiro mecânico pela UnB, pós graduado em Engenharia de Tubulações pela PUC-Rio e mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e pela Technische Universität Braunschweig. Trabalha desde 2008 na EPE, atualmente como Consultor Técnico da área de projetos de geração de energia elétrica.

Josina Saraiva Ximenes é engenheira mecânica pela UFBA e atualmente cursa o Mestrado em Engenharia Mecânica na COPPE/UFRJ. Trabalha na EPE desde 2015 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Mariana de Queiroz Andrade é engenheira de produção formada pelo CEFET/RJ e atualmente cursa MBA em Gestão de Energias Renováveis na UNESA. Trabalha na EPE desde 2013 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Thiago Ivanoski Teixeira é engenheiro eletricista e pós-graduado em engenharia econômica pela UERJ e em Finanças pelo IBMEC. Trabalha na EPE desde 2008 na área de projetos de geração de energia elétrica, incluindo a habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e estudos de preços de energia.

 

Artigo: O Potencial Eólico Offshore do Brasil

Autor:

Emilio Hiroshi Matsumura possui graduação em Ciências Econômicas (1993) e doutorado em Economia (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Desde 2006 trabalha na Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Atualmente é assessor da presidência, tendo, entre outras funções, a de consolidar e sistematizar os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE).


Premissas para Inserção de Energia Eólica na Expansão do SIN

Autores:

Gustavo Haydt é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2013. Doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade do Porto. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Flávio Rosa é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2008. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá

Além dos artigos disponíveis neste link, a edição traz um panorama em construção permanente com os principais aspectos do cenário econômico e regulatório do segmento de energia eólica; uma abordagem sobre as transações com certificados de energia renovável, atualização dos atlas eólicos brasileiro e estaduais e tecnologias para aumento da eficiência dos parques; análise da situação dos investidores e fornecedores da cadeia eólica, com ranking de empreendedores por MW instalado e capacidade produtiva dos fabricantes entre outros temas relevantes para o Cenário Eólico, confira aqui o portal.

Em breve, iremos divulgar também a participação da EPE nas edições especiais de petróleo, gás e solar.

CapaCenEolica2019.jpg


Notícias Relacionadas

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.