EPE tem diversos artigos publicados no Anuário Cenários Eólica

A Brasil Energia lança a nova edição do anuário sobre o setor de energia eólica no país. Além da qualidade editorial da equipe de jornalistas especializados da editora, você terá acesso as  contribuições exclusivas de importantes nomes do mercado de energia eólica, em especial, destacamos os colunistas da EPE:


Artigo: Eólicas e Leilões de Energia: Uma história de 12 anos

Autores: 

Gustavo Ponte é engenheiro mecânico pela UnB, pós graduado em Engenharia de Tubulações pela PUC-Rio e mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e pela Technische Universität Braunschweig. Trabalha desde 2008 na EPE, atualmente como Consultor Técnico da área de projetos de geração de energia elétrica.

Josina Saraiva Ximenes é engenheira mecânica pela UFBA e atualmente cursa o Mestrado em Engenharia Mecânica na COPPE/UFRJ. Trabalha na EPE desde 2015 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Mariana de Queiroz Andrade é engenheira de produção formada pelo CEFET/RJ e atualmente cursa MBA em Gestão de Energias Renováveis na UNESA. Trabalha na EPE desde 2013 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia eólica.

Thiago Ivanoski Teixeira é engenheiro eletricista e pós-graduado em engenharia econômica pela UERJ e em Finanças pelo IBMEC. Trabalha na EPE desde 2008 na área de projetos de geração de energia elétrica, incluindo a habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e estudos de preços de energia.

 

Artigo: O Potencial Eólico Offshore do Brasil

Autor:

Emilio Hiroshi Matsumura possui graduação em Ciências Econômicas (1993) e doutorado em Economia (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Desde 2006 trabalha na Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Atualmente é assessor da presidência, tendo, entre outras funções, a de consolidar e sistematizar os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE).


Premissas para Inserção de Energia Eólica na Expansão do SIN

Autores:

Gustavo Haydt é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2013. Doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade do Porto. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Flávio Rosa é Analista de Pesquisa Energética na EPE desde 2008. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá

Além dos artigos disponíveis neste link, a edição traz um panorama em construção permanente com os principais aspectos do cenário econômico e regulatório do segmento de energia eólica; uma abordagem sobre as transações com certificados de energia renovável, atualização dos atlas eólicos brasileiro e estaduais e tecnologias para aumento da eficiência dos parques; análise da situação dos investidores e fornecedores da cadeia eólica, com ranking de empreendedores por MW instalado e capacidade produtiva dos fabricantes entre outros temas relevantes para o Cenário Eólico, confira aqui o portal.

Em breve, iremos divulgar também a participação da EPE nas edições especiais de petróleo, gás e solar.

CapaCenEolica2019.jpg


Notícias Relacionadas

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.

EPE em parceria com o Instituto Escolhas realiza Workshop sobre setor de energia e o sistema financeiro

10/10/2019 - No dia 12 de setembro ocorreu no auditório da EPE o Workshop "Como o Setor de Energia e o Sistema Financeiro podem incorporar os riscos não financeiros em seu planejamento?", organizado pela EPE em parceria com o Instituto Escolhas.

EPE participa do FGV Energia – Boletim de Conjuntura do Setor Energético

10/10/2019 - O Boletim de Conjuntura do Setor Energético colocou mais uma vez a mobilidade elétrica em pauta, a discussão acerca desse tema é embasada pela visão de doze especialistas, nas sete colunas de opinião deste Boletim. A segunda coluna deste mês, de autoria dos analistas e consultores técnicos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Flávio Raposo de Almeida, Glaucio Vinicius Ramalho Faria, Luciano Basto de Oliveira e Natália Gonçalves de Moraes, aborda a eletrificação de ônibus no Brasil e apresenta a ferramenta de avaliação técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos municipais desenvolvida pela empresa de pesquisa.