EPE tem artigos publicados no Anuário Cenários Solar 2019

A Brasil Energia lançou a edição 2019 sobre o setor de energia solar no país. O conteúdo editorial detalha todos os parques de geração centralizada e as instalações da geração distribuída, as linhas de financiamento disponíveis, a legislação associada ao setor, os avanços da capacitação e da tecnologia, entre outros indicadores que impactam o segmento de energia solar no Brasil.

Cenários Solar 2019 traz ainda análises de especialistas convidados, aprofundando o tema nas áreas em que atuam, em especial, destacamos os dois artigos dos colunistas da EPE:

Artigo: 

O patrão enlouqueceu ou faz sentido? Investigando os preços da energia fotovoltaica no último leilão

ext (1).jpg

Autores:

Cristiano Saboia Ruschel trabalha na EPE desde 2015 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia solar fotovoltaica. É engenheiro mecânico e mestre em energia pela UFRGS. 

Gabriel Konzen trabalha na EPE desde 2013 desenvolvendo estudos econômicos e regulatórios na área de geração distribuída e energia solar. É engenheiro eletricista pela UFMT e possui mestrado em energia pela USP.

Thiago Ivanoski Teixeira trabalha na EPE desde 2008 na área de projetos de geração de energia elétrica, incluindo a habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e estudos de preços de energia. É engenheiro eletricista e pós-graduado em engenharia econômica pela UERJ. 

Artigo: 

ext.jpg

Autores:

Cristiano Saboia Ruschel trabalha na EPE desde 2015 na habilitação técnica de empreendimentos para os leilões de energia e em estudos envolvendo energia solar fotovoltaica. É engenheiro mecânico e mestre em energia pela UFRGS. 

Gabriel Konzen trabalha na EPE desde 2013 desenvolvendo estudos econômicos e regulatórios na área de geração distribuída e energia solar. É engenheiro eletricista pela UFMT e possui mestrado em energia pela USP.

Gustavo Ponte trabalha desde 2008 na EPE, atualmente como Consultor Técnico da área de projetos de geração de energia elétrica. É engenheiro mecânico pela UnB, pós-graduado em Engenharia de Tubulações pela PUC-Rio e mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e pela Technische Universität Braunschweig. 


Notícias Relacionadas

EPE realiza I Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

22/05/2019 - A primeira edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM correu nos dias 09 e 10 de maio. Os encontros promovidos pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE.

EPE, ONS e ANEEL divulgam revisão 2 da Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão A-4/2019

22/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a revisão 2 da Nota Técnica 0046/2019, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento deste leilão.

EPE publica estudo de expansão da transmissão para as Regiões de Cruzeiro do Sul e Feijó, no Acre

20/05/2019 - Foi finalizado no primeiro trimestre de 2019 o estudo de integração de Cruzeiro do Sul e Feijó ao Sistema Interligado Nacional, elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

EPE participa de debate sobre Preços de Liquidação de Diferenças

17/05/2019 - O Workshop Internacional sobre Limites de Preços do Mercado de Curto Prazo, organizado pela ANEEL, aconteceu dia 15 de maio em São Paulo, no auditório da FIESP. O objetivo do encontro era debater a definição de limite do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) no Mercado de Curto Prazo, tema previsto para a Agenda Regulatória 2019-2020. O presidente da EPE, Thiago Barral, participou do painel 1, com o tema “Visão das Instituições Públicas”.

Leilão A-6 de 2019: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

17/05/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia A-6/2019. O Informe Técnico nº 030/2019 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.