EPE realizou evento de Lançamento do Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás – Estudo Especial: Arábia Saudita

No dia 19 de fevereiro de 2020, ocorreu o Lançamento do Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás – Estudo Especial: Arábia Saudita, na EPE – Rio de Janeiro.

Em sua sétima edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo ampliou seu escopo e passa a ser denominado por Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás. Nesta edição, apresenta o panorama da Arábia Saudita. Detentor da 2ª maior reserva provada de petróleo, este país mantém uma das maiores capacidades de produção de petróleo e gás natural, e é o principal exportador de petróleo do mundo. Ao longo das últimas décadas, o reino frequentemente foi responsável por equilibrar a oferta e demanda mundial de petróleo. Atualmente, dada sua atividade econômica ser fortemente dependente do setor de petróleo, o governo saudita está investindo para diversificar as suas fontes de receitas, além de assegurar um mercado futuro para suas vultosas reservas de hidrocarbonetos.

O Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresenta, semestralmente, análises dos principais temas da indústria petrolífera mundial, com ênfase em aspectos técnicos, econômicos e geopolíticos, tendo como compromissos o grau de relevância, a credibilidade e a adequação ao público leitor. Com conteúdo sucinto e de fácil entendimento, tal publicação busca informar a sociedade, bem como subsidiar estudos para o planejamento energético nacional.

Durante o evento também foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a EPE e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), com o objetivo de estabelecer um instrumento formal, sem fins lucrativos, para o desenvolvimento de ações de interesse mútuo entre as partes.

Com os benefícios advindos do Acordo como, por exemplo, a troca de conhecimento técnico que será realizada especialmente sobre o tema Geopolítica do petróleo no Oriente Médio, o aprimoramento e a ampliação do conhecimento por parte do corpo técnico da EPE será propiciado, contribuindo para a qualidade dos estudos realizados, como as projeções de preços de petróleo e derivados.

O Presidente da EPE, o senhor Thiago Barral, e o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o senhor José Mauro Coelho, estiveram presentes como representantes da EPE na assinatura do referente Acordo. A senhora Janine Tavares Bezerra de Menezes, Diretora de Marketing e Estratégia da CCAB, foi a representante da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o senhor Felipe Kury, também esteve presente no evento, além de representantes de outros órgãos e empresas do setor como Transpetro, Petrobras, dentre outros. Universidades e demais entidades e profissionais liberais também participaram do evento.

Acesse aqui a apresentação realizada durante o evento. 


_MG_9774.JPG

_MG_9781.JPG

_MG_9789.JPG

_MG_9812.JPG

_MG_9815.JPG

Notícias Relacionadas

EPE publica a edição de abril de 2024 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

19/04/2024 - A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuará crescendo em 2024. Estima-se um crescimento de 1,3%, ou 2 bilhões de litros, para 2024, depois de três anos consecutivos crescendo mais de 4% ao ano, o que representa um incremento anual médio de 6,4 bilhões de litros entre 2021 e 2023.

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.