EPE realiza workshop: Energia Eólica Marítima

​No dia 02 de abril de 2019 ocorreu o Workshop "Energia Eólica Marítima". O evento foi organizado pela Empresa de Pesquisa Energética com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da GIZ. 

O workshop contou com mais de 100 participantes, que lotaram o auditório da EPE  reunindo os mais diversos setores, como academia, associações de classe, agências de cooperação internacional, instituições governamentais, pesquisadores, consultores e empreendedores do setor eólico onshore e offshore. 

Durante as palestras foram apresentados os resultados preliminares dos estudos de potencial eólico marítimo desenvolvidos pela EPE. Estes estudos fazem parte do Roadmap, que tem a finalidade de identificar oportunidades, barreiras e caminhos para que a energia eólica marítima possa ter condições de competição com as demais alternativas de geração de energia elétrica no Brasil. Assim, poderá auxiliar o aperfeiçoamento de políticas e esclarecimento da regulação aplicável a esse tipo de projeto.

Além da agenda do evento, estão disponíveis, na listagem abaixo, as apresentações realizadas durante o evento:

Bases de Dados de Reanálises e Modelos de Mesoescala
Metodologia para Elaboração de Atlas Eólicos
Potencial Energético Marítimo no Brasil: Resultados Preliminares
WebMap-Eólicas Offshore
Road Map - Energia Eólica Marítima no Brasil
Estudos do Potencial Eólico Marítimo - CERNE
Regulamentação para o Desenvolvimento do Mercado Eólico Offshore do Brasil
Estudos do Potencial Eólico Marítimo - Machado Meyer

_MG_9207.png


_MG_9219.png


Notícias Relacionadas

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.

EPE inaugura estande na Rio Pipeline 2019

04/09/2019 - Teve início nesta terça (3) a maior feira do segmento de dutos do Brasil, a Rio Pipenline 2019. O evento sediado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 5 de setembro, teve a participação da EPE com estande para divulgar os recentes estudos realizados no setor de transporte de óleo e gás.