EPE realiza Solenidade de comemoração aos 15 anos da empresa

O aniversário de 15 anos da Empresa de Pesquisa Energética foi celebrado com uma solenidade intimista na última sexta, dia 22 de novembro, na Escola de Guerra Naval da Marinha, Rio de Janeiro. A cerimônia foi dividida em duas etapas, sendo a primeira, na parte da tarde, de exclusividade aos colaboradores da EPE. Na sequência, a solenidade com a participação das autoridades convidadas que fizeram parte da história da empresa.

O presidente da EPE, Thiago Barral, realizou um pronunciamento na abertura do evento. Em suas palavras, "Essa é uma cerimônia muito singela que organizamos para celebrar os 15 anos de existência da EPE. É uma manifestação autêntica de muita gratidão e reconhecimento por todos que contribuíram para o seu sucesso [...]. É também uma manifestação de orgulho pelos serviços públicos prestados ao longo desses 15 anos, com absoluta ética e compromisso com o desenvolvimento do Brasil."

 Acesse aqui o PDF com o depoimento do presidente Thiago Barral 

IMG_9321.JPG

Durante a abertura, houve o discurso dos integrantes da diretoria executiva da EPE, o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, o diretor de Gestão Corporativa Álvaro Pereira, o diretor de Estudos Econômico-Energético e Ambientais, Giovani Machado, e o diretor de Estudos de Energia Elétrica, Erik Rego, que manifestaram suas considerações sobre este momento de grande importância para a empresa. Na segunda etapa, a solenidade contou com o discurso ilustre de autoridades representantes de órgãos públicos brasileiros do setor, como o ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, o diretor da ANP, Aurélio Amaral, e a conselheira da CCEE, Roseane Santos. Foi apresentado, também,  um vídeo institucional, desenvolvido internamente, sobre a trajetória da empresa nestes 15 anos.

IMG_9369.JPG

Assista ao vídeo institucional dos 15 anos da EPE

O ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, apontou em discurso "O nível de maturidade alcançado por esta instituição e o valor de se ter uma equipe altamente qualificada, pensando o planejamento energético, para dar um suporte de qualidade para as decisões do governo brasileiro e conferir ainda mais transparência. Certamente a EPE não nasceu pronta. Esses resultados são fruto do trabalho e da dedicação de cada um, de ontem e de hoje, a quem eu parabenizo pelo trabalho. Do aprendido, a cada dia, para lidar com as últimas transformações por qual passa o setor energético mundial [...] de acompanhar o ritmo da transição energética e buscar as novas ferramentas, novas práticas, produtos cada vez mais relevantes e úteis para a sociedade brasileira. Esse espírito não pode se perder, e tenho certeza que não se perderá. Gostaria de expressar como cidadão, eu agradecimento como cidadão, pela seriedade e pelo profissionalismo com quem conduzem suas atividades." 


Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico