EPE realiza o Workshop "Usinas Híbridas no SIN"

No dia 15 de maio de 2019 ocorreu o Workshop "Usinas Híbridas no SIN", organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, reunindo mais de 90 participantes, de diversos setores, no auditório da EPE. 

O evento teve o intuito de nivelar conceitos sobre usinas híbridas por meio de apresentações e debates entre os diferentes agentes do setor, a fim de proporcionar uma participação mais qualificada na Consulta Pública da ANEEL sobre o tema, prevista para acontecer este ano.

A abertura do Workshop foi realizada pelo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, sendo seguida pelas palestras das empresas Enel Green Power e Casa dos Ventos que apresentaram suas experiências e estudos de casos de usinas híbridas.

Na segunda parte do evento foi apresentado o estudo da MRTS Consultoria, em que foram abordadas análises de complementariedade e questões regulatórias. Em seguida, a EPE apresentou os resultados das notas técnicas EPE-DEE-NT-025/2017-r0 e EPE-DEE-NT-011/2018-r0 que abordam metodologias para estudos de casos de usinas eólico-fotovoltaicas e aspectos comerciais e regulatórios. Foram divulgados, ainda, os resultados preliminares de uma terceira nota técnica, que abordará experiências internacionais com o hibridismo e questões relativas ao planejamento energético.

Por fim houve uma mesa redonda, com participação dos apresentadores e do representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, em que foram debatidas as principais questões sobre o tema.

O evento foi transmitido ao vivo pelos canais da EPE no Youtube e no Facebook.

Além da agenda do evento, estão disponíveis abaixo as apresentações realizadas durante o evento e os links para os vídeos:

Convite / Programação

Apresentação EPE

Apresentação MRTS

Apresentação Casa dos Ventos

Vídeo do Youtube

Vídeo do Facebook - Parte I

Vídeo do Facebook - Parte II

editada4.jpg

editada5.jpg

editado1.jpg


editado2.jpg


Notícias Relacionadas

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.

EPE inaugura estande na Rio Pipeline 2019

04/09/2019 - Teve início nesta terça (3) a maior feira do segmento de dutos do Brasil, a Rio Pipenline 2019. O evento sediado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 5 de setembro, teve a participação da EPE com estande para divulgar os recentes estudos realizados no setor de transporte de óleo e gás.