EPE realiza o Workshop "Usinas Híbridas no SIN"

No dia 15 de maio de 2019 ocorreu o Workshop "Usinas Híbridas no SIN", organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, reunindo mais de 90 participantes, de diversos setores, no auditório da EPE. 

O evento teve o intuito de nivelar conceitos sobre usinas híbridas por meio de apresentações e debates entre os diferentes agentes do setor, a fim de proporcionar uma participação mais qualificada na Consulta Pública da ANEEL sobre o tema, prevista para acontecer este ano.

A abertura do Workshop foi realizada pelo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, sendo seguida pelas palestras das empresas Enel Green Power e Casa dos Ventos que apresentaram suas experiências e estudos de casos de usinas híbridas.

Na segunda parte do evento foi apresentado o estudo da MRTS Consultoria, em que foram abordadas análises de complementariedade e questões regulatórias. Em seguida, a EPE apresentou os resultados das notas técnicas EPE-DEE-NT-025/2017-r0 e EPE-DEE-NT-011/2018-r0 que abordam metodologias para estudos de casos de usinas eólico-fotovoltaicas e aspectos comerciais e regulatórios. Foram divulgados, ainda, os resultados preliminares de uma terceira nota técnica, que abordará experiências internacionais com o hibridismo e questões relativas ao planejamento energético.

Por fim houve uma mesa redonda, com participação dos apresentadores e do representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, em que foram debatidas as principais questões sobre o tema.

O evento foi transmitido ao vivo pelos canais da EPE no Youtube e no Facebook.

Além da agenda do evento, estão disponíveis abaixo as apresentações realizadas durante o evento e os links para os vídeos:

Convite / Programação

Apresentação EPE

Apresentação MRTS

Apresentação Casa dos Ventos

Vídeo do Youtube

Vídeo do Facebook - Parte I

Vídeo do Facebook - Parte II

editada4.jpg

editada5.jpg

editado1.jpg


editado2.jpg


Notícias Relacionadas

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.

EPE participa do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning

10/07/2019 - Entre os dias 1 e 5 de julho a EPE, representada pelo analista Arnaldo Junior, participou do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning que ocorreu no Instituto de Energia Hrvoje Požar ( EIHP ) em Zagreb, na Croácia.

EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético

09/07/2019 - Considerando todos os recursos disponíveis para o Sistema Elétrico Brasileiro, a EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético”. A resposta da demanda traz aos consumidores de energia elétrica maior poder, conhecimento e gerenciamento sobre seu consumo em resposta às condições de oferta, deixando de ser um coadjuvante neste mercado e passando a possuir participação ativa no futuro do sistema energético.

EPE publica estudo de planejamento da transmissão: Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre

05/07/2019 - Este Informe sintetiza as recomendações do Estudo de Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre (Relatório EPE-DEE-RE-039-2019) e apresenta os principais resultados dos estudos elétricos e das análises socioambientais realizados pela EPE.