EPE realiza I “Workshop” do mercado de energia elétrica do ciclo 2020

A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

O fórum reúne as concessionárias de energia e instituições do setor, sob a coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE. Os encontros promovidos regularmente pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE. O resultado é o aprimoramento das metodologias utilizadas nos estudos do setor e a melhoria constante na qualidade dos dados fornecidos pelas empresas através dos sistemas SIMPLES/SAM, a partir dos quais são produzidas as estatísticas utilizadas em diversos produtos da Empresa, como a Resenha Mensal do Mercado, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, os estudos de demanda que subsidiam o PDE e o PNE, o Balanço Energético Nacional, além do mais recente Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade (link de acesso a publicação).

Nesta edição, tivemos apresentações realizadas por representantes da EPE, do ONS, da CCEE e da 4E Consultoria Econômica. Iniciando o evento, a 4E apresentou sobre a conjuntura econômica e as perspectivas para o período de 2020 a 2024. Em seguida, a EPE mostrou os resultados do mercado de energia elétrica até o primeiro trimestre de 2020. Posteriormente, o ONS apresentou o acompanhamento da carga mensal de energia elétrica até maio de 2020 de todos os Subsistemas e do Sistema Interligado Nacional. Em sequência, a CCEE discorreu sobre o comportamento do consumo de energia elétrica no país influenciado pelo isolamento social devido à pandemia da COVID-19, assim como um breve panorama do cenário internacional. Por fim, a EPE apresentou uma análise de sensibilidade do cenário econômico, do consumo de eletricidade na rede e da carga de energia elétrica no horizonte de 2020-2024.

O Workshop contou com a participação das equipes das áreas de mercado e geração da EPE, de representantes das concessionárias de energia elétrica, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Economia e da ANEEL. Além dos palestrantes da 4E Consultoria Econômica, Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a quem agradecemos imensamente a valiosa contribuição.

1.png

Apresentação 4E

2.png

Apresentação CCEE

3novo.png

Apresentação ONS

4novo.png

Apresentação EPE 1

5novo.png

Apresentação EPE 2

Notícias Relacionadas

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 9,1% em janeiro e registra o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica. Desde outubro de 2023 o país registra consumos recordes de eletricidade

29/02/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 46.715 GWh em janeiro de 2024, alta de 9,1% comparado a janeiro de 2023. Este foi o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).