EPE realiza I Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

A primeira edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica), ocorreu nos dias 09 e 10 de maio. O fórum que reúne as concessionárias de energia e instituições do setor, sob a coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE.

Os encontros promovidos pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE. O resultado é o aprimoramento das metodologias utilizadas nos estudos do setor e a melhoria constante na qualidade dos dados fornecidos pelas empresas a partir dos sistemas SIMPLES/SAM, dos quais são produzidas as estatísticas utilizadas em diversos produtos da Empresa, como a Resenha Mensal do Mercado, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, os estudos de demanda que subsidiam o PDE e o PNE, e o Balanço Energético Nacional.

COPAM.jpg

Nesta edição, além das tradicionais apresentações sobre economia e mercado de energia, as palestras versaram sobre o tema “Curvas de Carga Horária no Planejamento de Geração”, com o objetivo mostrar a necessidade de um novo olhar para a expansão da oferta de geração de energia, a partir da qual se buscou discutir possíveis abordagens para lidar - por um lado (o da oferta) - com o aumento da participação de fontes renováveis não controláveis (tais como eólica e solar) e - por outro (o da demanda) - com a penetração de novas tecnologias (como os veículos elétricos, por exemplo), além de impactos de alteração de estruturas tarifárias, dentre outros efeitos que certamente contribuirão para alteração dos perfis das curvas de carga do Sistema nos próximos anos.

O Workshop contou com a participação das equipes das áreas de mercado e geração da EPE, de representantes das concessionárias de energia elétrica, do Ministério de Minas e Energia e Ministério da Economia, além dos palestrantes da 4E Consultoria Econômica, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Celesc Distribuição, Instituto Acende Brasil, Grupo EDP, e Daimon Engenharia e Sistemas, a quem agradecemos imensamente a valiosa contribuição. Um resumo das apresentações será apresentado na edição de maio/2019 da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.



Notícias Relacionadas

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico

EPE conclui cadastramento dos projetos para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020

08/01/2020 - Foi concluído, em 07/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 389/2019, os Leilões estão previstos para serem realizados de forma sequencial em 30 de abril

EPE Publica Informe Técnico sobre Potencial Energético dos Resíduos Urbanos - SIENergia

02/01/2020 - Com o intuito de esclarecer a situação, reduzir a assimetria de informação e promover o debate pela sociedade, esse Informe Técnico integra e atualiza dados de trabalhos anteriores e avança no sentido dos conceitos de Economia Circular e de Cidades Inteligentes.

EPE Publica Informe Técnico sobre os Leilões de Energia de 2019

30/12/2019 - Em 2019 foram promovidos cinco importantes Leilões para contratação de energia, tendo a grande maioria participação direta da EPE no processo de habilitação e qualificação técnica e no apoio ao desenho das diretrizes. Os resultados dos Leilões “A-4” e “A-6” garantiram uma expansão da matriz de forma diversificada e com custos competitivos, beneficiando diretamente os consumidores de energia.

EPE publica o Relatório de Planejamento para Atendimento aos Sistemas Isolados, Horizonte 2024 – Ciclo 2019

30/12/2019 - A Portaria MME n. 67/2018 determina que os agentes de distribuição devem apresentar anualmente à EPE suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores situados em Sistemas Isolados. Tais propostas são analisadas pela EPE para subsidiar a aprovação das mesmas pelo Ministério de Minas e Energia (MME).