EPE publica nota técnica para aumento da capacidade de escoamento de potencial de geração das regiões de Janaúba e Jaíba, em Minas Gerais

Foi emitido no dia 05 de fevereiro a Nota Técnica "Aumento da Capacidade de Escoamento de Geração Solar da Região de Jaíba e Janaúba, no Estado de Minas Gerais", elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE).

A Nota Técnica recomenda a implantação do terceiro banco de autotransformadores 500/230 kV da subestação (SE) Janaúba 3, proporcionando maior capacidade de escoamento para o potencial de energia solar nas regiões de Janaúba e Jaíba. Esta recomendação é o resultado de análises preliminares realizadas no âmbito de um estudo mais abrangente que está em andamento na EPE, que irá recomendar reforços estruturais de transmissão para proporcionar o adequado escoamento de expressivos montantes de geração solar fotovoltaica centralizada e distribuída vislumbrados na região Norte e Noroeste de Minas Gerais.

A recomendação deste reforço específico, antes da finalização do estudo estruturante mencionado, permite ganhos na capacidade de escoamento regional já no ano de 2023. Por se tratar de reforço em transformação da Rede Básica, não demanda licenciamento ambiental, tornando a sua implantação mais célere e garantindo a competitividade dos projetos de geração presentes nesta área. Estima-se que o programa de obras exigirá investimentos totais da ordem de R$ 42,8 milhões na Rede Básica.

Adicionalmente, a Nota Técnica cumpre a importante função de informar o mercado sobre os melhores pontos de conexão na região, direcionando empreendedores para conectar-se nos barramentos que trazem maiores benefícios individuais e sistêmicos. Essa ação cumpre o objetivo de fornecer maior transparência, consistência e confiabilidade no processo de planejamento da expansão da transmissão sob responsabilidade da EPE.

 Nota Técnica “Aumento da Capacidade de Escoamento de Geração Solar da Região de Jaíba e Janaúba, no Estado de Minas Gerais"

Notícias Relacionadas

EPE REALIZA I “WORKSHOP” DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CICLO 2020

02/06/2020 - A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

EPE projeta impactos da Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis

02/06/2020 - Os desdobramentos das medidas adotadas com o objetivo de conter a disseminação da pandemia da Covid-19 provocaram um grande impacto na demanda de combustíveis. Para analisar suas consequências no comportamento do mercado brasileiro, a EPE projetou três trajetórias, de 2020 até 2022, que contemplam hábitos de consumo da população e períodos de isolamento social.

Resenha de Maio reflete impactos da pandemia da COVID-19

29/05/2020 - O consumo de energia elétrica na rede em abril apresentou retração de 6,6% em relação a igual período do ano anterior, refletindo os impactos da pandemia da COVID-19 nas classes de consumo, principalmente, nas classes comercial (-17,9%) e industrial (-12,4%).

EPE publica Instruções para Apresentação de Planejamento dos Sistemas Isolados

28/05/2020 - EPE publica a atualização das "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados". Nesse ciclo de 2020, assim como já realizado no ciclo anterior, as propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, plataforma desenvolvida com o objetivo de automatizar e agilizar os processos de coleta e de análise dos dados de planejamento das distribuidoras.

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).