EPE publica nota técnica de Metodologia de Demanda de Eletricidade

O documento tem como objetivo descrever a metodologia de projeção de demanda de energia elétrica utilizada nos estudos de mercado e carga subsidiários do Plano Decenal de Energia (PDE) e do Plano Nacional de Energia (PNE) e nos estudos do planejamento da operação e suas revisões quadrimestrais, elaborados em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A necessidade de uma modelagem própria da demanda de energia elétrica nacional é vital para entender o quanto de eletricidade será necessário para o país nos cenários de curto, médio e longo prazo, de modo que esta demanda seja atendida nos diversos mecanismos de expansão da oferta de energia, entre os quais os leilões futuros. O acompanhamento da evolução do consumo de eletricidade ao longo do tempo também é salutar pois realimenta o modelo e permite uma calibragem das premissas e parâmetros utilizados na modelagem. 

NT Metodologia_Novo Modelo de Eletricidade (MDE).png

Figura: Fluxograma da Modelagem da Demanda de Energia Elétrica

A Nota técnica está assim estruturada:  no item 1 faz-se uma breve introdução sobre os tipos de metodologias disponíveis para a elaboração das previsões da demanda de energia elétrica; no item 2 são mostradas as características gerais e premissas do modelo; no item 3 descrevem-se, em linhas gerais, os principais conceitos e variáveis envolvidos na modelagem; no item 4 são apresentadas as metodologias de projeção do consumo e da carga de energia elétrica; no item 5 são elencadas as considerações finais e, no item 6, exibidas as referências para este trabalho. 

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

Notícias Relacionadas

Simulador para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico da EPE

12/09/2019 - A EPE divulgou em maio de 2019 a ferramenta de avaliação de viabilidade técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos. Recentemente o tema voltou a ser pauta, no programa do Fantástico (Globo) do dia 8 de setembro. A reportagem mostra a cidade de Shenzhen, no sul da China, que tem o objetivo de construir uma economia sustentável com a base de energia renovável.

EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

11/09/2019 - A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor.

EPE no The Madrid Energy Conference

10/09/2019 - A EPE participou do The Madrid Energy Conference 2019 no segundo dia do evento (5) que ocorreu na Espanha, organizado pelo Institute of the Americas e IPD Latin America.

EPE divulga primeira edição do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) na Rio Pipeline

06/09/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos (PIG) da EPE foi divulgado na plenária do último dia (5) da Rio Pipeline 2019. O evento foi uma oportunidade à EPE promover pesquisas que são fundamentais para o novo mercado do gás e para os investimentos no segmento dutoviário.

EPE inaugura estande na Rio Pipeline 2019

04/09/2019 - Teve início nesta terça (3) a maior feira do segmento de dutos do Brasil, a Rio Pipenline 2019. O evento sediado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 5 de setembro, teve a participação da EPE com estande para divulgar os recentes estudos realizados no setor de transporte de óleo e gás.