EPE publica nota técnica de Metodologia de Demanda de Eletricidade

O documento tem como objetivo descrever a metodologia de projeção de demanda de energia elétrica utilizada nos estudos de mercado e carga subsidiários do Plano Decenal de Energia (PDE) e do Plano Nacional de Energia (PNE) e nos estudos do planejamento da operação e suas revisões quadrimestrais, elaborados em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A necessidade de uma modelagem própria da demanda de energia elétrica nacional é vital para entender o quanto de eletricidade será necessário para o país nos cenários de curto, médio e longo prazo, de modo que esta demanda seja atendida nos diversos mecanismos de expansão da oferta de energia, entre os quais os leilões futuros. O acompanhamento da evolução do consumo de eletricidade ao longo do tempo também é salutar pois realimenta o modelo e permite uma calibragem das premissas e parâmetros utilizados na modelagem. 

NT Metodologia_Novo Modelo de Eletricidade (MDE).png

Figura: Fluxograma da Modelagem da Demanda de Energia Elétrica

A Nota técnica está assim estruturada:  no item 1 faz-se uma breve introdução sobre os tipos de metodologias disponíveis para a elaboração das previsões da demanda de energia elétrica; no item 2 são mostradas as características gerais e premissas do modelo; no item 3 descrevem-se, em linhas gerais, os principais conceitos e variáveis envolvidos na modelagem; no item 4 são apresentadas as metodologias de projeção do consumo e da carga de energia elétrica; no item 5 são elencadas as considerações finais e, no item 6, exibidas as referências para este trabalho. 

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

Notícias Relacionadas

EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

18/07/2019 - O workshop aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

EPE realiza Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética

18/07/2019 - Aconteceu dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética organizado pela EPE. O evento ocorreu nas dependências da instituição, das 9h às 13h. A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME) Samira Souza, da representante da Internacional Energy Agency (IEA) Edith Bayer e foi mediado pelo superintende da EPE, Jeferson Soares.

EPE promove, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019

17/07/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu, em parceria com o IBP, a segunda edição do Ciclo de Debates para Transição Energética 2019. O evento aconteceu no dia 02 de julho, no Prodigy Hotel, no Rio de Janeiro.

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.