EPE publica instruções para a apresentação de propostas de solução de suprimento em Sistemas Isolados

A última alteração do Decreto n° 7.246/2010, em maio de 2017, introduziu novidades na dinâmica do atendimento aos mercados consumidores dos Sistemas Isolados. Em março de 2018, foi publicada a Portaria MME nº 67/2018 que estabelece as novas condições de planejamento aos Sistemas Isolados.  Assim, para os próximos Leilões os agentes interessados deverão apresentar propostas de solução de suprimento para habilitação técnica pela EPE.

Com objetivo de orientar os empreendedores, a EPE publica as “Instruções para Elaboração e Apresentação de Propostas de Solução de Suprimento”, detalhando as informações que devem constar nessas propostas, a maneira de apresentá-las e estabelecendo os procedimentos mínimos para o cadastramento e habilitação técnica junto à EPE.

A Portaria MME nº 67/2018 aprimorou, ainda, a forma como os Agentes de Distribuição devem apresentar o planejamento do atendimento de seus mercados consumidores, e para tal, a EPE disponibilizará, em breve, as Instruções específicas para orientar os Agentes de Distribuição.

Para acessar as instruções publicadas, clique aqui.


Notícias Relacionadas

EPE publica revisão das Instruções para Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Hidrelétricos

20/03/2019 - Foi publicada pela EPE uma revisão das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica com vistas à participação nos Leilões de Energia Elétrica para Empreendimentos Hidrelétricos. A nova versão do documento traz atualizações relativas ao preenchimento, no Sistema AEGE, da série de usos consuntivos e da série de vazões remanescentes, além de outras revisões no texto.

EPE publica documento de perguntas e respostas (FAQ) para o Leilão A-4 de 2019

18/03/2019 - A EPE elaborou um documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos agentes sobre o cadastramento e habilitação técnica dos projetos para o Leilão A-4 de 2019, previsto para ser realizado em 27/06/2019. Questionamentos acerca dos prazos, aproveitamento dos projetos habilitados em leilões anteriores, margem de escoamento e outras dúvidas são respondidas no documento.

Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2019 – 1º semestre.

12/03/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica o “Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP), Ciclo 2019 – 1º semestre”. O documento contempla todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) definidas em estudos de planejamento da EPE concluídos até fevereiro de 2019, com vistas a garantir as condições de atendimento aos mercados e os intercâmbios entre as regiões, mas que ainda não foram outorgadas (licitadas ou autorizadas).

MME Publica Portaria do Leilão A-4 de 2019

11/03/2019 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria MME nº 160/2019, que divulga, para Consulta Pública, a minuta das Diretrizes para a realização do Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, denominado "A-4", de 2019. A data prevista para a realização do Leilão é 27 de junho de 2019 e o início do suprimento de energia elétrica deverá ocorrerá em 1º de janeiro de 2023.

Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR): EPE publica Nota Técnica voltada a Estudos de Inventário no Brasil

08/03/2019 - Tendo em vista que as Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) constituem uma tecnologia que permite oferta de potência com a flexibilidade necessária para o atendimento à variação da carga no curto prazo, além de oferecer benefícios sistêmicos relacionados à economia, segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica, a sua participação na cesta de ofertas da matriz elétrica brasileira poderá constituir, num futuro próximo, uma opção para garantir uma expansão do sistema elétrico de forma econômica e sustentável.