EPE publica instruções para a apresentação de propostas de solução de suprimento em Sistemas Isolados

A última alteração do Decreto n° 7.246/2010, em maio de 2017, introduziu novidades na dinâmica do atendimento aos mercados consumidores dos Sistemas Isolados. Em março de 2018, foi publicada a Portaria MME nº 67/2018 que estabelece as novas condições de planejamento aos Sistemas Isolados.  Assim, para os próximos Leilões os agentes interessados deverão apresentar propostas de solução de suprimento para habilitação técnica pela EPE.

Com objetivo de orientar os empreendedores, a EPE publica as “Instruções para Elaboração e Apresentação de Propostas de Solução de Suprimento”, detalhando as informações que devem constar nessas propostas, a maneira de apresentá-las e estabelecendo os procedimentos mínimos para o cadastramento e habilitação técnica junto à EPE.

A Portaria MME nº 67/2018 aprimorou, ainda, a forma como os Agentes de Distribuição devem apresentar o planejamento do atendimento de seus mercados consumidores, e para tal, a EPE disponibilizará, em breve, as Instruções específicas para orientar os Agentes de Distribuição.

Para acessar as instruções publicadas, clique aqui.


Notícias Relacionadas

EPE esteve presente na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do Leilão de Transmissão n° 002/2023

04/04/2024 - Nessa quarta-feira, 03/04/2024, foram assinados os contratos de concessão dos lotes licitados no Leilão de Transmissão n° 002/2023. A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Governo Federal, da ANEEL e das Transmissoras vencedoras do leilão.

Leilão de Transmissão nº 1/2024 é realizado com deságio médio de 40,78% e contrata todos os lotes

28/03/2024 - Foi realizado hoje, dia 28 de março de 2024, na sede da B3 em São Paulo, o Leilão de Transmissão nº 1/2024. O certame contou com 15 lotes, em 14 estados do Brasil e investimentos estimados em R$ 18,2 bilhões.

Fact sheet: O Leilão de Transmissão N° 001/2024

27/03/2024 - O próximo leilão de transmissão, previsto para 28 de março, contará com R$ 18,2 bilhões em investimentos para a construção de 6.464 quilômetros de linhas de transmissão e 9.200 MVA em capacidade transformação.

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.