EPE publica informe sobre Mercado Internacional de GNL 2018-2019

​A publicação busca apresentar o panorama do mercado internacional do GNL, destacando as suas principais características, prospectando suas tendências e analisando os seus principais impactos no Brasil. O estudo traz também as principais características do mercado nacional de GNL, a situação atual e as principais evoluções esperadas no âmbito do Novo Mercado de Gás para esta indústria no País.

Acesse aqui o Informe


Notícias Relacionadas

Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

25/03/2020 - A publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás.

EPE apresenta estudo sobre combustíveis renováveis para uso em motores do ciclo Diesel

03/03/2020 - Transcorridos mais de quinze anos do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), avanços tecnológicos possibilitaram o uso de outros combustíveis renováveis oriundos da biomassa em motores de ciclo Diesel para compor a mistura do diesel B. Em 2019, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou discussões técnicas para validar a utilização do diesel verde no mercado nacional de combustíveis.

EPE realizou evento de Lançamento do Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás – Estudo Especial: Arábia Saudita

02/03/2020 - No dia 19 de fevereiro de 2020, ocorreu o Lançamento do Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás – Estudo Especial: Arábia Saudita, na EPE – Rio de Janeiro. Em sua sétima edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo ampliou seu escopo e passa a ser denominado por Boletim de Conjuntura da Indústria de Óleo & Gás. Nesta edição, apresenta o panorama da Arábia Saudita. Detentor da 2ª maior reserva provada de petróleo, este país mantém uma das maiores capacidades de produção de petróleo e gás natural, e é o principal exportador de petróleo do mundo.

Consulta Pública sobre o Estudo Ambiental da Área Sedimentar do Solimões têm prazo estendido

27/02/2020 - ​O EAAS Solimões avalia os aspectos ambientais e sociais nas áreas com probabilidade de ocorrência de petróleo e gás natural no subsolo da região do Solimões. O estudo está sendo desenvolvido pelo Consórcio Piatam-Coppetec, contratado pela EPE, e sua elaboração é acompanhada por um grupo interministerial denominado CTA Solimões, composto por MME, MMA, Ibama, ANP, EPE, ICMBio e ANA.

EPE participa do Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural

14/02/2020 - O Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural teve como objetivo discutir as viabilidades da utilização do gás natural no estado do Maranhão, especialmente sobre gás natural liquefeito (GNL), abrangendo as potencialidades e benefícios associados ao seu uso, como a utilização de uma fonte energética mais limpa e o desenvolvimento econômico do estado. Também foram abordadas questões técnicas a respeito da interiorização do gás natural, da infraestrutura para o desenvolvimento do mercado de gás natural, de projetos de distribuição do gás natural no estado e de operação de GNL no Porto de Itaqui. O evento reuniu autoridades como o vice-Governador do Maranhão, o senhor Carlos Brandão, representantes de empresas públicas e privadas, órgãos e sociedade civil.