EPE publica Estudos Prospectivos da Transmissão: A Importância do Barramento de Conexão de Novos Projetos de Geração

​Este informe objetiva sensibilizar os agentes de geração, sob a ótica do planejamento setorial, sobre a importância da escolha adequada do ponto de conexão dos novos empreendimentos de geração. Com base nos resultados de estudos de planejamento realizados pela EPE, em especial aqueles associados à integração de fontes renováveis, são dados alguns exemplos qualitativos dos impactos sistêmicos que podem advir de uma escolha não otimizada do ponto de conexão. São abordados, ainda, de modo particular, os impactos associados à não utilização adequada da rede elétrica, sob a ótica da avaliação dos fluxos de potência em regime permanente, que podem implicar em uma redução das margens de escoamento nos seus diversos pontos, diminuindo a possibilidade de uma maior concorrência de novas fontes nos leilões de energia.

Estudos Prospectivos da Transmissão: A Importância do Barramento de Conexão de Novos Projetos de Geração

Notícias Relacionadas

EPE participa do Ciclo de Debates para Transição Energética

25/04/2019 - ​A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, abriu conjuntamente com a IBP, representada pelo Secretário Geral Milton Costa, o 1° Ciclo de Debates para Transição Energética.

EPE participa do evento de lançamento do programa Abastece Brasil

24/04/2019 - O evento de lançamento do programa Abastece Brasil aconteceu dia 24 de abril em Brasília, no Ministério de Minas e Energia (MME). O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG), José Mauro Coelho, representou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o presidente Thiago Barral.

Workshop Combustível Brasil 2019

22/04/2019 - A iniciativa Combustível Brasil é um programa do Governo Federal que visa um mercado de combustíveis com oferta compatível com o crescimento da demanda, capaz de atender ao consumidor brasileiro em condições adequadas de preço e qualidade, em um ambiente regulatório objetivo, claro e favorável aos investimentos para expansão do setor de downstream.

EPE participa do programa French Clean Tech Day 2019

18/04/2019 - No último dia 12 de abril, o superintendente Jeferson Soares e o analista de pesquisa energética Felipe Klein participaram do webinar de lançamento do programa French Clean Tech Day 2019, no escritório da Business France, no Rio de Janeiro

EPE realiza workshop: Energia Eólica Marítima

17/04/2019 - No dia 02/04/2019, foi realizado o Workshop: Energia Eólica Marítima. O evento foi organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da GIZ.