EPE publica estudos de levantamento de dados de eficiência energética na indústria brasileira

No sentido de fortalecer a disponibilidade dados primários para o planejamento de ações de promoção de eficiência energética, a EPE publica os resultados de estudo de levantamento de dados sobre diversos setores industriais.

Trata-se de estudo denominado "Análise da Eficiência Energética em Segmentos Industriais Selecionados", que se insere no âmbito do Projeto META (Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral), com financiamento do Banco Mundial. A execução foi descentralizada do MME para EPE.

Sem título.png

Estratégia de Ação no Longo Prazo em Eficiência Energética da EPE: quatro frentes interligadas, com foco no fortalecimento das bases de dados e informações

O estudo teve com seus principais objetivos coletar dados e identificar oportunidades de eficiência energética na indústria brasileira, possibilitando à EPE dar início à atualização do Balanço de Energia Útil (BEU) para parte da indústria, entre outras diversas aplicações por quaisquer interessados.

Foram realizadas mais de 130 visitas de campo para obter informações detalhadas sobre consumo energético, com a descrição das etapas dos processos, obtenção de tabelas de coeficiente de destinação e rendimento, estimativas do potencial de eficiência por serviço energético e identificação dos principais equipamentos consumidores de energia e de oportunidades de eficiência energética.

Para desenvolvimento dos trabalhos, a EPE contratou o consórcio Applus-Qualitec. O contrato foi iniciado em abril/2017 e finalizado em novembro/2018.

Os resultados permitirão o aperfeiçoamento de ferramentas de projeção e cenarização de demanda de energia na indústria, bem como fornecimento de insumos para elaboração de propostas para promoção de eficiência energética na indústria brasileira.

Os estudos podem ser acessados neste link. Nesse link também é possível acessar apresentação com alguns destaques desse estudo.

44348643761_7fe8cf94e1_k.jpg

Foto: Seminário de apresentação do projeto para agentes (Auditório do MME, 29 de agosto de 2018). Arnaldo Junior, Patrícia Messer e Jeferson Soares, da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE realizaram apresentação sobre o estudo.


Notícias Relacionadas

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

Impactado pela Covid-19, consumo de energia deve cair 0,9% em 2020

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, divulga nesta sexta-feira, os dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2020-2024. Impactado pelas medidas de contenção da Covid-19, o consumo de energia elétrica deve cair 0,9% no ano. A previsão anterior era crescer 4,2%.

Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Pará

27/03/2020 - A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento a 12 sistemas isoladas do Pará, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.

EPE publica Boletim Anual de Transmissão 2019

26/03/2020 - A EPE realizou análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros

Estudo sobre o Aproveitamento do Gás Natural do Pré Sal.

25/03/2020 - A publicação tem como foco o aumento do aproveitamento e da participação do gás natural do Pré-Sal na matriz energética do país, em linha com as diretrizes estabelecidas nas Resoluções nºs 10/2016, 17/2017 e 16/2019 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), assim como as diretrizes estabelecidas no Programa Novo Mercado de Gás.