EPE publica estudos de levantamento de dados de eficiência energética na indústria brasileira

No sentido de fortalecer a disponibilidade dados primários para o planejamento de ações de promoção de eficiência energética, a EPE publica os resultados de estudo de levantamento de dados sobre diversos setores industriais.

Trata-se de estudo denominado "Análise da Eficiência Energética em Segmentos Industriais Selecionados", que se insere no âmbito do Projeto META (Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral), com financiamento do Banco Mundial. A execução foi descentralizada do MME para EPE.

Sem título.png

Estratégia de Ação no Longo Prazo em Eficiência Energética da EPE: quatro frentes interligadas, com foco no fortalecimento das bases de dados e informações

O estudo teve com seus principais objetivos coletar dados e identificar oportunidades de eficiência energética na indústria brasileira, possibilitando à EPE dar início à atualização do Balanço de Energia Útil (BEU) para parte da indústria, entre outras diversas aplicações por quaisquer interessados.

Foram realizadas mais de 130 visitas de campo para obter informações detalhadas sobre consumo energético, com a descrição das etapas dos processos, obtenção de tabelas de coeficiente de destinação e rendimento, estimativas do potencial de eficiência por serviço energético e identificação dos principais equipamentos consumidores de energia e de oportunidades de eficiência energética.

Para desenvolvimento dos trabalhos, a EPE contratou o consórcio Applus-Qualitec. O contrato foi iniciado em abril/2017 e finalizado em novembro/2018.

Os resultados permitirão o aperfeiçoamento de ferramentas de projeção e cenarização de demanda de energia na indústria, bem como fornecimento de insumos para elaboração de propostas para promoção de eficiência energética na indústria brasileira.

Os estudos podem ser acessados neste link. Nesse link também é possível acessar apresentação com alguns destaques desse estudo.

44348643761_7fe8cf94e1_k.jpg

Foto: Seminário de apresentação do projeto para agentes (Auditório do MME, 29 de agosto de 2018). Arnaldo Junior, Patrícia Messer e Jeferson Soares, da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE realizaram apresentação sobre o estudo.


Notícias Relacionadas

Por que queremos novos critérios de suprimento?

15/07/2019 - No próximo dia 17 de julho a EPE realizará no seu auditório um workshop para apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento. Essa iniciativa ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico e contará com transmissão pelo canal da EPE no Youtube. Esse workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema. Mas afinal, do que se tratam, por que eles são tão importantes e o que se pretende com a sua revisão?

Contribua com o Relatório sobre Critério de Garantia de Suprimento

15/07/2019 - O Grupo Temático de Critério de Suprimento, coordenado pela EPE, elaborou um diagnóstico sobre a situação atual dos critérios de garantia de suprimento e propõe reflexões sobre a inclusão de novos atributos ao critério brasileiro.

EPE participa do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning

10/07/2019 - Entre os dias 1 e 5 de julho a EPE, representada pelo analista Arnaldo Junior, participou do evento Workshop to Exchange Experience on Energy System Modelling for Planning que ocorreu no Instituto de Energia Hrvoje Požar ( EIHP ) em Zagreb, na Croácia.

EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético

09/07/2019 - Considerando todos os recursos disponíveis para o Sistema Elétrico Brasileiro, a EPE lança a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético”. A resposta da demanda traz aos consumidores de energia elétrica maior poder, conhecimento e gerenciamento sobre seu consumo em resposta às condições de oferta, deixando de ser um coadjuvante neste mercado e passando a possuir participação ativa no futuro do sistema energético.

EPE publica estudo de planejamento da transmissão: Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre

05/07/2019 - Este Informe sintetiza as recomendações do Estudo de Atendimento Elétrico à Região Metropolitana de Porto Alegre (Relatório EPE-DEE-RE-039-2019) e apresenta os principais resultados dos estudos elétricos e das análises socioambientais realizados pela EPE.