EPE publica estudo de expansão da transmissão para escoamento do potencial termelétrico dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo

Foi emitido em 20/07/2018 o relatório "Estudo de Expansão do Sistema de Transmissão para Escoamento do Potencial Termelétrico dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo", elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

O estudo contemplou extensas análises para determinação da infraestrutura de transmissão necessária ao escoamento dos montantes de geração térmica contratada para a região, além de fornecer margem adicional para projetos futuros, que venham a se concretizar. Essas análises resultaram na recomendação de implantação de duas novas subestações e de linhas de transmissão em 500 kV que interligarão a região metropolitana do Rio de Janeiro aos principais polos de geração termelétrica nos estados do RJ e ES, e à subestação de Mutum, localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Estas obras permitirão o escoamento da produção de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, e ainda trarão maior confiabilidade e qualidade ao atendimento elétrico das regiões.

Estima-se que o programa de obras exigirá investimentos totais da ordem de R$ 1,9 bilhão, referentes a 1.100 km de novas linhas de transmissão, duas novas subestações de rede básica e expansões na rede existente.

A nota técnica NT DEA 008/18, integrante do relatório, contempla as análises socioambientais dos possíveis corredores para inserção das futuras LTs, tendo em vista a minimização do impacto dos reforços recomendados, bem como diretrizes para a elaboração dos estudos ambientais subsequentes.

A publicação do estudo, com a análise socioambiental preliminar que o integra, visa fornecer maior transparência, consistência e confiabilidade ao processo de planejamento da expansão da transmissão, sob responsabilidade da EPE.

Foi também elaborado pela EPE o relatório dos estudos de transitórios eletromagnéticos, denominado Relatório R2, abrangendo mais detalhes das especificações técnicas dos empreendimentos. Juntamente com os demais relatórios já solicitados pelo MME às empresas transmissoras, referentes aos estudos socioambientais mais detalhados (Relatório R3), ao compartilhamento com as instalações existentes (Relatório R4) e aos aspectos fundiários (Relatório R5), se constituirá o acervo de documentação técnica que irá subsidiar o MME e ANEEL no processo de licitação dos empreendimentos recomendados.

 Para acessar os relatórios, por favor, clique aqui.


Notícias Relacionadas

EPE tem diversos artigos publicados no Anuário Cenários Eólica

15/01/2019 - A Brasil Energia lança a nova edição do anuário sobre o setor de energia eólica no país. Nele, além da qualidade editorial da equipe de jornalistas especializados da Brasil Energia, você terá acesso as contribuições exclusivas de importantes nomes do mercado de energia eólica, em especial, destacamos os colunistas da EPE:

Previsão de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética Ciclo 2019 (2019-2023)

11/01/2019 - O documento tem por objetivo apresentar o detalhamento das premissas e dos resultados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética 2019-2023, elaborados em conjunto por Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, antecipados no correspondente Boletim Técnico, divulgado no final do mês de novembro de 2019. Essas previsões de carga passaram a ser utilizadas a partir do Programa Mensal da Operação (PMO) de janeiro/2019.

Pela primeira vez, a EPE publica o Relatório de Planejamento para Atendimento aos Sistemas Isolados, Horizonte 2023 – Ciclo 2018

08/01/2019 - A Portaria MME nº 67/2018 publicada em março de 2018, solicita que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados elaborem proposta de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores situados em Sistemas Isolados, e as encaminhe para avaliação técnica da EPE e posterior aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME),

EPE realiza Lançamento de Notas Técnicas sobre Gás Natural

07/01/2019 - Ocorreu, no dia 18 de dezembro de 2018, no auditório da EPE, o evento “Lançamento de Notas Técnicas sobre Gás Natural”. Neste evento, organizado pela Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, foram abordadas as perspectivas para a indústria de gás natural no Brasil nos próximos anos, tendo como pano de fundo três estudos publicados pela EPE no final de 2018.

EPE publica 5º Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo

02/01/2019 - O quinto número do Boletim de Conjuntura da indústria do Petróleo apresenta o panorama da Venezuela. Detentor da maior reserva global de petróleo, este país enfrentou uma expressiva queda da produção devido às dificuldades enfrentadas pela indústria. A instabilidade político-econômica e restrições de acesso ao crédito em decorrência das sanções financeiras são alguns dos desafios que a Venezuela necessita solucionar para recuperar sua indústria petrolífera.