EPE publica estudo de expansão da transmissão para escoamento do potencial termelétrico dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo

Foi emitido em 20/07/2018 o relatório "Estudo de Expansão do Sistema de Transmissão para Escoamento do Potencial Termelétrico dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo", elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

O estudo contemplou extensas análises para determinação da infraestrutura de transmissão necessária ao escoamento dos montantes de geração térmica contratada para a região, além de fornecer margem adicional para projetos futuros, que venham a se concretizar. Essas análises resultaram na recomendação de implantação de duas novas subestações e de linhas de transmissão em 500 kV que interligarão a região metropolitana do Rio de Janeiro aos principais polos de geração termelétrica nos estados do RJ e ES, e à subestação de Mutum, localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Estas obras permitirão o escoamento da produção de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, e ainda trarão maior confiabilidade e qualidade ao atendimento elétrico das regiões.

Estima-se que o programa de obras exigirá investimentos totais da ordem de R$ 1,9 bilhão, referentes a 1.100 km de novas linhas de transmissão, duas novas subestações de rede básica e expansões na rede existente.

A nota técnica NT DEA 008/18, integrante do relatório, contempla as análises socioambientais dos possíveis corredores para inserção das futuras LTs, tendo em vista a minimização do impacto dos reforços recomendados, bem como diretrizes para a elaboração dos estudos ambientais subsequentes.

A publicação do estudo, com a análise socioambiental preliminar que o integra, visa fornecer maior transparência, consistência e confiabilidade ao processo de planejamento da expansão da transmissão, sob responsabilidade da EPE.

Foi também elaborado pela EPE o relatório dos estudos de transitórios eletromagnéticos, denominado Relatório R2, abrangendo mais detalhes das especificações técnicas dos empreendimentos. Juntamente com os demais relatórios já solicitados pelo MME às empresas transmissoras, referentes aos estudos socioambientais mais detalhados (Relatório R3), ao compartilhamento com as instalações existentes (Relatório R4) e aos aspectos fundiários (Relatório R5), se constituirá o acervo de documentação técnica que irá subsidiar o MME e ANEEL no processo de licitação dos empreendimentos recomendados.

 Para acessar os relatórios, por favor, clique aqui.


Notícias Relacionadas

EPE lança o Informe Técnico – Banco de Preços de Referência da ANEEL: Atualização dos Valores para a Data-Base Maio de 2019

22/08/2019 - Este Informe Técnico tem o objetivo de disponibilizar uma versão atualizada do Banco de Preços de Referência de que trata a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.514/2019 (data-base: julho de 2017).

EPE realiza II Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

22/08/2019 - A segunda edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, no escritório da EPE.

EPE participa do Workshop “Gás Natural da Amazônia - Garantia de Desenvolvimento Sustentável para o Estado”

21/08/2019 - O Workshop aconteceu dia 20 de agosto, em Manaus. O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, e o superintendente de Petróleo e Gás Natural, Marcos Frederico Farias de Souza, representaram a EPE no seminário.

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.