EPE publica estudo de expansão da transmissão para escoamento do potencial termelétrico dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo

Foi emitido em 20/07/2018 o relatório "Estudo de Expansão do Sistema de Transmissão para Escoamento do Potencial Termelétrico dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo", elaborado pela equipe da Superintendência de Transmissão de Energia (STE) em conjunto com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

O estudo contemplou extensas análises para determinação da infraestrutura de transmissão necessária ao escoamento dos montantes de geração térmica contratada para a região, além de fornecer margem adicional para projetos futuros, que venham a se concretizar. Essas análises resultaram na recomendação de implantação de duas novas subestações e de linhas de transmissão em 500 kV que interligarão a região metropolitana do Rio de Janeiro aos principais polos de geração termelétrica nos estados do RJ e ES, e à subestação de Mutum, localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Estas obras permitirão o escoamento da produção de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, e ainda trarão maior confiabilidade e qualidade ao atendimento elétrico das regiões.

Estima-se que o programa de obras exigirá investimentos totais da ordem de R$ 1,9 bilhão, referentes a 1.100 km de novas linhas de transmissão, duas novas subestações de rede básica e expansões na rede existente.

A nota técnica NT DEA 008/18, integrante do relatório, contempla as análises socioambientais dos possíveis corredores para inserção das futuras LTs, tendo em vista a minimização do impacto dos reforços recomendados, bem como diretrizes para a elaboração dos estudos ambientais subsequentes.

A publicação do estudo, com a análise socioambiental preliminar que o integra, visa fornecer maior transparência, consistência e confiabilidade ao processo de planejamento da expansão da transmissão, sob responsabilidade da EPE.

Foi também elaborado pela EPE o relatório dos estudos de transitórios eletromagnéticos, denominado Relatório R2, abrangendo mais detalhes das especificações técnicas dos empreendimentos. Juntamente com os demais relatórios já solicitados pelo MME às empresas transmissoras, referentes aos estudos socioambientais mais detalhados (Relatório R3), ao compartilhamento com as instalações existentes (Relatório R4) e aos aspectos fundiários (Relatório R5), se constituirá o acervo de documentação técnica que irá subsidiar o MME e ANEEL no processo de licitação dos empreendimentos recomendados.

 Para acessar os relatórios, por favor, clique aqui.


Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE esteve presente na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do Leilão de Transmissão n° 002/2023

04/04/2024 - Nessa quarta-feira, 03/04/2024, foram assinados os contratos de concessão dos lotes licitados no Leilão de Transmissão n° 002/2023. A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Governo Federal, da ANEEL e das Transmissoras vencedoras do leilão.

Energizando o Futuro: 20 Anos de Inovação e Excelência em Pesquisa Energética

26/03/2024 - Rio de Janeiro, Brasil - 15 de março de 2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) celebra duas décadas de dedicação incansável à busca por segurança energética e soluções inovadoras e sustentáveis.