EPE publica compilação de Correlações de Custos de Equipamentos – Instalações Industriais de Gás Natural

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza documento contendo a compilação de diversas correlações de custos encontradas na literatura, referentes a equipamentos de instalações industriais relacionadas ao gás natural. Os equipamentos e unidades descritos são utilizados em Unidades de Processamento de Gás Natural – UPGNs, Usinas Termelétricas - UTEs a gás natural, plantas de diversos processos químicos que utilizam gás natural como insumo, entre outros tipos de instalações.

Com base nas boas práticas apresentadas para estimativa de custos, além das correlações paramétricas compiladas para diversos tipos de equipamentos, podem ser realizados estudos visando estimar o CAPEX e o OPEX de diversas plantas, em um nível de precisão de Ordem de Grandeza, auxiliando na realização de análises de viabilidade técnico-econômica e na previsão de investimentos futuros indicativos.

Ao final do documento, são apresentadas estimativas de custos para UPGNs que utilizam diferentes processos criogênicos, além de diversos valores de capacidade instalada. As estimativas foram elaboradas com base em fluxogramas simplificados para as unidades, além das correlações de custo e métodos de estimativa descritos no documento.

Clique aqui para acessar o documento.


Notícias Relacionadas

Heloísa Borges Esteves é eleita Diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), anuncia a nomeação e posse de Heloísa Borges Esteves como Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para assumir a nova função da EPE, ela deixa o posto que ocupava à frente da Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Angela Regina Livino de Carvalho é eleita Diretora de Gestão Corporativa da EPE

25/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação e posse de Angela Regina Livino de Carvalho para a Diretoria de Gestão Corporativa da instituição. Angela atua desde 2005 na EPE, tendo ao longo dessa trajetória assumidos diversos desafios técnicos e gerenciais na organização. Angela assume a diretoria após um breve período em que o presidente Thiago Barral atuou como interino, após saída de Alvaro Pereira, antecessor nessa diretoria

EPE, CCEE e ONS realizam evento sobre a revisão extraordinária da carga

14/05/2020 - Encontro será realizado virtualmente nesta sexta-feira, a partir das 10h Para dar transparência ao mercado sobre as análises realizadas a respeito dos impactos da pandemia Covid-19 no setor elétrico, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS realizam nesta sexta-feira (15), a partir das 10 horas, um evento virtual sobre o pedido de Revisão Extraordinária da Carga.

EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de Abril de 2020

13/05/2020 - A nova edição dos Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás aborda os principais eventos ocorridos na indústria de petróleo e gás natural, no contexto internacional e nacional, no mês de abril de 2020.

Divulgação da planilha de dados do pedido de Revisão Extraordinária da Carga

12/05/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgam o detalhamento mensal das projeções realizadas para o estudo de sensibilidade da previsão da carga encaminhado na última sexta-feira (8) à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.