EPE publica compilação de Correlações de Custos de Equipamentos – Instalações Industriais de Gás Natural

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza documento contendo a compilação de diversas correlações de custos encontradas na literatura, referentes a equipamentos de instalações industriais relacionadas ao gás natural. Os equipamentos e unidades descritos são utilizados em Unidades de Processamento de Gás Natural – UPGNs, Usinas Termelétricas - UTEs a gás natural, plantas de diversos processos químicos que utilizam gás natural como insumo, entre outros tipos de instalações.

Com base nas boas práticas apresentadas para estimativa de custos, além das correlações paramétricas compiladas para diversos tipos de equipamentos, podem ser realizados estudos visando estimar o CAPEX e o OPEX de diversas plantas, em um nível de precisão de Ordem de Grandeza, auxiliando na realização de análises de viabilidade técnico-econômica e na previsão de investimentos futuros indicativos.

Ao final do documento, são apresentadas estimativas de custos para UPGNs que utilizam diferentes processos criogênicos, além de diversos valores de capacidade instalada. As estimativas foram elaboradas com base em fluxogramas simplificados para as unidades, além das correlações de custo e métodos de estimativa descritos no documento.

Clique aqui para acessar o documento.


Notícias Relacionadas

EPE lança o Informe Técnico – Banco de Preços de Referência da ANEEL: Atualização dos Valores para a Data-Base Maio de 2019

22/08/2019 - Este Informe Técnico tem o objetivo de disponibilizar uma versão atualizada do Banco de Preços de Referência de que trata a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.514/2019 (data-base: julho de 2017).

EPE participa do Workshop “Gás Natural da Amazônia - Garantia de Desenvolvimento Sustentável para o Estado”

21/08/2019 - O Workshop aconteceu dia 20 de agosto, em Manaus. O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, e o superintendente de Petróleo e Gás Natural, Marcos Frederico Farias de Souza, representaram a EPE no seminário.

A EPE realizará o Workshop Lastro e Energia (Relatório de apoio já disponível)

17/08/2019 - A EPE juntamente com o Ministério de Minas e Energia, realizará no dia 21 de agosto o Workshop Lastro e Energia, que ocorrerá no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico. O evento acontecerá em Brasília e contará com a participação do CCEE, ONS e ANEEL.

EPE participa do 19º Seminário de Gás Natural 2019

16/08/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, participou como representante da EPE, no dia 14 de agosto de 2019, do "19º Seminário de Gás Natural 2019". A Mesa Redonda em que participou teve o tema central “Condições para Viabilização da Oferta do Gás Natural do Pré-Sal”.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados

16/08/2019 - O Informe Técnico "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Fertilizantes Nitrogenados" é primeiro documento de uma série, que tem por objetivo avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural.