EPE Publica a Segunda Versão do Relatório de Monitoramento do Progresso de Eficiência Energética no Brasil

A segunda edição do relatório de monitoramento do progresso de eficiência energética no Brasil foi concluída pela EPE.  A primeira edição ocorreu em 2014 e este estudo apresenta  indicadores globais de eficiência energética referentes à economia como um todo, bem como aborda setores de consumo final como residências, indústrias etc., realizando análises setoriais das tendências desses indicadores em cada setor.  Este estudo resulta do monitoramento realizada através da base de indicadores de eficiência energética (BIEE), aderente à base ODYSSEE utilizada na União Européia para monitoramento de ganhos de eficiência energética, tendo sido customizada para o Brasil pela ENERDATA, com o apoio da GIZ, no âmbito da Cooperação Técnica Brasil-Alemanha. 

O relatório, parte da série "Estudos de Eficiência Energética", pode ser acessado através do seguinte caminho no sítio eletrônico da EPE: "NT DEA 025/17: Monitorando o Progresso da Eficiência Energética no Brasil. Indicadores e Análises Setoriais."

Acesso à Publicação da Nota Técnica em Estudos.


Notícias Relacionadas

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica cresceu 3,5% em relação ao mesmo mês de 2017.

30/05/2018 - O consumo de energia elétrica na rede totalizou 40.606 GWh em abril, representando acréscimo de 3,5% em relação ao mesmo mês de 2017. Todas as regiões do país assinalaram avanço na demanda de energia elétrica de abril, com exceção do Norte (-1,0%), influenciada pelo consumo industrial.

Resenha Mensal: consumo de energia elétrica caiu 1,1% em março

27/04/2018 - A variação no 1º trimestre de 2018 foi de +0,4% O consumo de energia elétrica na rede totalizou 39.968 GWh em março, mostrando recuo de 1,1% frente ao consumido em igual mês do ano anterior.

EPE disponibiliza o Caderno de Demanda de Eletricidade

16/04/2018 - Os estudos de demanda deste Caderno foram balizados por três cenários econômicos, descritos no Caderno de Economia - Número 1, publicado em fevereiro de 2018: referência e alternativos inferior e superior.

EPE disponibiliza os principais resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do SIN - 2018-2022

05/04/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza os principais resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), para o período 2018-2022, realizada em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

Preço horário no mercado de energia tem início de testes adiado para 16 de abril.

04/04/2018 - Um período de testes para o cálculo horário dos preços spot da eletricidade, antes previsto para iniciar em 2 de abril, foi adiado e agora é esperado para 16 de abril, disse à Reuters a estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que defende como importante a mudança no chamado Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), atualmente divulgado em base semanal.