EPE promove Workshop de Planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados - ciclo 2019

​A EPE promoveu no dia 7 de junho o Workshop de Planejamento de Atendimento aos Sistemas Isolados dando início ao ciclo de 2019. Além da EPE, o evento contou com a participação do MME, ONS, CCEE e dos Agentes de Distribuição, que são os responsáveis pelo envio do planejamento do atendimento ao seu mercado consumidor. O planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados é fundamental para garantir o suprimento de energia às cerca de 270 localidades, que, por razões técnicas ou econômicas não estão interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). São desde pequenas comunidades, com poucos habitantes, até cidades maiores, como Boa Vista, a única capital brasileira ainda não interligada ao SIN. 

O encontro foi bastante produtivo, principalmente porque as empresas tiveram a oportunidade de apresentar as características de seus mercados, o contexto econômico do seu estado, a população atendida, os investimentos previstos e as premissas que serão adotadas para expansão dos seus mercados. A EPE, por sua vez, apresentou, além do contexto geral dos estudos que realiza para o planejamento de expansão, também fez a demonstração do novo sistema que visa simplificar e agilizar o processo de coleta dos dados, contribuindo para a preparação das empresas no envio das informações que deverão ser entregues à EPE até o dia 30 de junho. A EPE terá a responsabilidade de avaliar tecnicamente as propostas que serão encaminhadas, de forma a subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME). 

Em nosso canal no Youtube há um vídeo explicando um pouco mais sobre os sistemas isolados. 

Foto work sistemas isolados.png

Notícias Relacionadas

EPE participa do NBCC Energy Seminar

15/10/2019 - A EPE representada pelo presidente Thiago Barral participou do NBCC Energy Seminar, evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Noruega (NBCC) que ocorreu no dia 08 de outubro, no Rio de Janeiro.

EPE emite a publicação PET/PELP ciclo 2019 - 2º semestre

15/10/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE emite o Programa de Expansão da Transmissão (PET) / Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) Ciclo 2019 – 2º semestre, do qual fazem parte todas as obras de expansão do Sistema Interligado Nacional, ainda sem outorga, e definidas a partir dos estudos de planejamento da EPE concluídos até setembro de 2019.

EPE lança o Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

14/10/2019 - Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa “Novo Mercado de Gás”, a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

11/10/2019 - O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

Workshop “O Leilão de Transmissão nº 002/2019 e os Estudos de Planejamento

10/10/2019 - No dia 31/10/2019, será realizado um workshop nos escritórios da EPE, no Rio de Janeiro, com o objetivo de nivelar as informações técnicas dos lotes que serão ofertados no Leilão de Transmissão nº 002/2019.