EPE promove Workshop de Planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados - ciclo 2019

​A EPE promoveu no dia 7 de junho o Workshop de Planejamento de Atendimento aos Sistemas Isolados dando início ao ciclo de 2019. Além da EPE, o evento contou com a participação do MME, ONS, CCEE e dos Agentes de Distribuição, que são os responsáveis pelo envio do planejamento do atendimento ao seu mercado consumidor. O planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados é fundamental para garantir o suprimento de energia às cerca de 270 localidades, que, por razões técnicas ou econômicas não estão interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). São desde pequenas comunidades, com poucos habitantes, até cidades maiores, como Boa Vista, a única capital brasileira ainda não interligada ao SIN. 

O encontro foi bastante produtivo, principalmente porque as empresas tiveram a oportunidade de apresentar as características de seus mercados, o contexto econômico do seu estado, a população atendida, os investimentos previstos e as premissas que serão adotadas para expansão dos seus mercados. A EPE, por sua vez, apresentou, além do contexto geral dos estudos que realiza para o planejamento de expansão, também fez a demonstração do novo sistema que visa simplificar e agilizar o processo de coleta dos dados, contribuindo para a preparação das empresas no envio das informações que deverão ser entregues à EPE até o dia 30 de junho. A EPE terá a responsabilidade de avaliar tecnicamente as propostas que serão encaminhadas, de forma a subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME). 

Em nosso canal no Youtube há um vídeo explicando um pouco mais sobre os sistemas isolados. 

Foto work sistemas isolados.png

Notícias Relacionadas

EPE publica Nota técnica de Projeções de Preço do Petróleo

10/12/2019 - O potencial da província petrolífera do Pré-sal confere ao Brasil um protagonismo mundial na exploração e produção de petróleo e gás natural em ambiente offshore. Com as expectativas de crescimento da produção nacional de hidrocarbonetos para a próxima década, há oportunidade para o Brasil se posicionar entre os cinco maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

EPE lança o Fact Sheet “A Química do C1"

09/12/2019 - A EPE lança o Fact Sheet “A QUÍMICA DO C1” que compila os dois temas abordados nos Informes Técnicos da série "Competitividade do Gás Natural”: estudo de caso na indústria de fertilizantes nitrogenados e de metanol.

Iniciamos a Transmissão ao Vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal

05/12/2019 - Já iniciamos a transmissão ao vivo do Seminário EPE: Petróleo, Gás e Biocombustíveis – Cenário Decenal, participe conosco!

EPE apresenta Seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

05/12/2019 - Aconteceu nesta quinta-feira, 5, o seminário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na sede da EPE, no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o cenário decenal do setor. A mesa de abertura foi composta com o presidente da EPE, Thiago Barral, com o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, com o secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, e com o diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo S.A., Eduardo Gerk.

EPE, ONS e CCEE divulgam projeção da carga para o período de 2020 a 2024

05/12/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgaram os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2020 (2020-2024). Para o período 2020-2024, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,7% por ano.