EPE promove a 2ª Edição do Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME)

Em função da grande procura, a EPE decidiu promover em abril a 2ª Edição do Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME). Na edição anterior do evento foram registrados pela comissão organizadora cerca de 90 participantes atingindo a capacidade máxima de nosso auditório.

O Workshop sobre Aspectos Metodológicos do Modelo de Decisão de Investimento (MDI) e de Cálculo do Custo Marginal de Expansão (CME) será realizado no dia 11/04/2018 e terá a programação igual ao anterior realizado em março.

O Workshop será realizado de 9:30h às 17h nas dependências da EPE (Av. Rio Branco, nº 1 - 9º andar – Edifício RB1 - Centro - Rio de Janeiro – sala 9.8).

As inscrições deverão ser feitas a partir de envio de e-mail para: eventos@epe.gov.br com os nomes de até dois participantes por instituição. 

A limitação de participantes por instituição é necessária em função da limitação física do auditório da EPE. As inscrições serão confirmadas por ordem de chegada dos e-mails. 


Veja a programação completa:


Item da AgendaPalestrantes
09:00Acesso e Cadastramento
09:15Abertura com o Presidente da EPE Luiz Augusto BarrosoLuiz Augusto Barroso
09:45O Uso do MDI no PDEJorge Trinkenreich
Renato Haddad Simões Machado
10:15Coffe Break
10:30O Modelo de Decisão de Investimento

Dan Abensur Gandelman

Saulo Ribeiro Silva

12:00Almoço
13:30Aspectos Metodológicos do Custo Marginal de Expansão

Dan Abensur Gandelman

Rafael de Sá Ferreira

15:00Coffe Break
15:15Próximos Avanços no MDI

Dan Abensur Gandelman

Saulo Ribeiro Silva

Pedro Americo Moretz-Sohn David 

Thiago Correa Cesar

Caio Monteiro Leocadio

16:00Discussões
17:00Encerramento




Notícias Relacionadas

Informe Técnico: Terminais de Regaseificação de GNL nos Portos Brasileiros - Panorama dos Principais Projetos e Estudos

20/04/2018 - O informe apresenta as principais características técnicas e os graus de maturidade dos estudos e projetos de terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) no litoral brasileiro, consolidando as informações divulgadas nos sítios eletrônicos das empresas envolvidas, em eventos do setor de energia e na mídia especializada.

Leilão A-6 de 2018: EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis para as Usinas Termelétricas

20/04/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza, no link abaixo, o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia A-6/2018. O Informe Técnico nº 032/2018 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame. O Informe Técnico também apresenta a metodologia que será utilizada na determinação da parcela da Receita Fixa (RF) inicial vinculada ao custo do combustível na geração de energia inflexível.

Em nova publicação, o JornalCana destaca informações da EPE em diversas matérias.

18/04/2018 - Na edição 291 de abril/2018, informações e estudos da EPE estão em temas de destaque nas diversas matérias publicadas.

EPE participa da 3ª Reunião do Comitê RenovaBio

18/04/2018 - O Presidente em Exercício e Diretor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, o Consultor Técnico da Área de Biocombustíveis, Rafael Barros Araujo e os Analistas de Pesquisa Energética, Kriseida Alekseev (SPT/DPG) e Dan Abensur Gandelman (DEE/SGE), compareceram no Ministério de Minas e Energia, nessa quarta-feira (18/04), para participar da 3ª Reunião do Comitê RenovaBio.

EPE publica revisão das Instruções para Cadastramento e Habilitação Técnica de Empreendimentos Termelétricos

16/04/2018 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publicou revisão das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica com vistas à participação nos Leilões de Energia Elétrica para empreendimentos Termelétricos. A nova versão traz atualizações e alterações necessárias para melhoria do processo de Habilitação Técnica.