EPE promove 1º Workshop Estudos de Expansão da Malha Dutoviária do País

No dia 29 de março de 2019, foi realizado pela Empresa de Pesquisa Energética o 1º Workshop Estudos de Expansão da Malha Dutoviária do País, com a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGÁS) e de Transportadores de Gás Natural (TBG, NTS, TSB). 

O Decreto nº 9.616, de 17 de dezembro de 2018, instituiu em seu Artigo 1º que “a EPE elaborará os estudos de expansão da malha dutoviária do País considerando os planos de investimentos dos transportadores, as informações de mercado e as diretrizes do Ministério de Minas e Energia”. Neste sentido, os estudos de expansão da malha dutoviária serão publicados na forma do Plano Indicativo de Gasodutos, onde serão apresentadas análises sobre alternativas de gasodutos de transporte em relação a alguns cenários de oferta e demanda, incluindo avaliações técnicas, econômicas e socioambientais das diversas alternativas de projetos.

No evento foram apresentadas algumas opções preliminares elencadas pela EPE para serem avaliadas no Plano Indicativo de Gasodutos, e os transportadores puderam comentar sobre as suas expectativas quanto a possíveis ampliações na infraestrutura de transporte de gás natural nos próximos 10 anos. De forma geral, os seguintes assuntos foram abordados no evento: (i) perspectivas para o transporte de gás natural; (ii) oportunidades de expansão da malha de gasodutos de transporte; e (iii) planos de investimento dos transportadores. Clique aqui  e acesse a apresentação que disponibilizamos. 

Dentro de um cronograma estabelecido, a EPE publicará o Plano Indicativo de Gasodutos em setembro desse ano.


_MG_9071.JPG

Presidente da EPE, Thiago Barral


_MG_9082.JPG

Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira Coelho

_MG_9087.JPG
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix.


Notícias Relacionadas

Resenha Mensal - consumo de energia elétrica com redução de 1,3% em fevereiro

31/03/2020 - O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.697 GWh em fevereiro, representando uma queda de 1,3% em relação ao mês de 2019, sob influência maior das regiões Sudeste (-3,7%) e Sul (-1,9%). Entre as regiões geográficas, somente a Região Norte (+17,7%) registrou alta no consumo de energia elétrica. As demais, Sudeste (-3,7%), Sul (-1,9%), Centro-Oeste (-0,6%) e Nordeste (-0,3%) apresentaram queda.

1ª Revisão Quadrimestral 2020: explicando os fundamentos do cenário

31/03/2020 - Em meio às discussões sobre os eventuais impactos da pandemia do coronavírus (ou COVID-19) no País, a 1ª Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional 2020-2024, elaborada em conjunto por Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, teve o papel de reavaliar o cenário de expansão da demanda elétrica.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Margens de Capacidade para Escoamento de Energia Elétrica para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga a Nota Técnica 25/2020, do Operador Nacional do Sistema (ONS), contendo os quantitativos da capacidade de escoamento de energia elétrica de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) indicados pelos empreendedores no Sistema AEGE no ato do cadastramento do Leilão de Energia Nova A-4 de 2020.

Impactado pela Covid-19, consumo de energia deve cair 0,9% em 2020

27/03/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, divulga nesta sexta-feira, os dados da 1ª Revisão Quadrimestral de Carga de 2020 para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2020-2024. Impactado pelas medidas de contenção da Covid-19, o consumo de energia elétrica deve cair 0,9% no ano. A previsão anterior era crescer 4,2%.

Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Pará

27/03/2020 - A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento a 12 sistemas isoladas do Pará, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.