EPE participou do 'Seminário Internacional – Mobilidade a Gás Natural: A Solução para o Brasil'

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) realiza na quinta e sexta-feira (dias 22 e 23 de novembro), no Rio de Janeiro, a primeira edição do 'Seminário Internacional – Mobilidade a Gás Natural: A Solução para o Brasil'. A iniciativa conta com patrocínio master da Fundação Gas Natural Fenosa.

O evento reuniu empresários do setor de transportes, agentes fomentadores de políticas públicas, agentes formadores de opinião, associações do setor, concessionárias de gás canalizado e demais profissionais interessados no tema. A palestra inaugural é do consultor Adriano Pires, doutor em Economia Industrial e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Ele vai apresentar os ‘Novos Mercados para o Gás Natural’.

O Gás Natural Veicular (GNV) é usado internacionalmente como um combustível estratégico para reduzir o nível de emissões, não só em carros de passeio, mas em veículos pesados, em frotas e fretes e no transporte público, por conta da sua confiabilidade, produtividade operacional e segurança", afirmou o presidente executivo da Abegás Augusto Salomon.

O destaque de hoje (23) foi o painel dedicado a políticas públicas. A diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo, falou sobre as perspectivas de oferta de gás natural no Brasile o diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Coelho, apresentou o tema "inserção do GNV na matriz da mobilidade urbana. A diretora  técnica do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, explicou os benefícios do uso do GNV para a Saúde Pública. Staffan Filipsson, coordenador do projeto INSPIREWATER Horizon2020 da UE, falou sobre a experiência da Suécia na implantação do gás renovável para o transporte público.

Sobre O Tema a "Inserção do Gás Natural na Matriz da Mobilidade Urbana apresentado por José Mauro Ferreira Coelho, Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética - EPE,  você pode você pode obter a apresentação realizada clicando neste link

O evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás) e Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil

DsnP7pAXgAM_U46.jpg

Foto: Divulgação do evento

Notícias Relacionadas

EPE publica NT sobre Projetos Fotovoltaicos nos Leilões de Energia

24/01/2020 - O documento apresenta um resumo da participação dessa fonte nos leilões A-4/2019 e A-6/2019, discutindo aspectos do cadastramento e da habilitação técnica. A seguir, as principais características técnicas dos projetos são resumidas em uma perspectiva histórica, destacando-se as novidades tecnológicas dos certames mais recentes.

EPE publica o Roadmap Eólica Offshore Brasil

23/01/2020 - Atenta à expansão observada para a fonte eólica offshore no cenário internacional nos últimos anos e às movimentações relacionadas à proposição de projetos eólicos offshore que têm ocorrido no mercado brasileiro, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE desenvolveu o Roadmap Eólica Offshore Brasil, estudo inteiramente dedicado a essa fonte.

EPE cadastra 1.528 empreendimentos para o Leilão de Energia Nova A-4 de 2020

21/01/2020 - Foi concluído nesta sexta-feira, 17/01/2020, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova “A-4” de 2020. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 455/2019, o Leilão está previsto para ser realizado em 28 de maio, com participação das fontes renováveis eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa e hidrelétrica. O início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de janeiro de 2024.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 2º semestre/2019

17/01/2020 - Nesta edição, o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás apresenta o Panorama da Arábia Saudita. O texto descreve um breve histórico do desenvolvimento da indústria petrolífera saudita, além de abordar sobre as suas reservas, produção e exportação, e apresentar as principais infraestruturas de gás natural, refino e logística. Além disso, o Panorama discute a dependência do país ao setor de petróleo e os caminhos que o governo saudita tem buscado para diversificar a sua atividade econômica.

EPE, ONS e Aneel divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2020

10/01/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (EPE-DEE-RE-0103/2019/ONS NT 135/2019) referentes à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico