EPE participou do 'Seminário Internacional – Mobilidade a Gás Natural: A Solução para o Brasil'

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) realiza na quinta e sexta-feira (dias 22 e 23 de novembro), no Rio de Janeiro, a primeira edição do 'Seminário Internacional – Mobilidade a Gás Natural: A Solução para o Brasil'. A iniciativa conta com patrocínio master da Fundação Gas Natural Fenosa.

O evento reuniu empresários do setor de transportes, agentes fomentadores de políticas públicas, agentes formadores de opinião, associações do setor, concessionárias de gás canalizado e demais profissionais interessados no tema. A palestra inaugural é do consultor Adriano Pires, doutor em Economia Industrial e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Ele vai apresentar os ‘Novos Mercados para o Gás Natural’.

O Gás Natural Veicular (GNV) é usado internacionalmente como um combustível estratégico para reduzir o nível de emissões, não só em carros de passeio, mas em veículos pesados, em frotas e fretes e no transporte público, por conta da sua confiabilidade, produtividade operacional e segurança", afirmou o presidente executivo da Abegás Augusto Salomon.

O destaque de hoje (23) foi o painel dedicado a políticas públicas. A diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo, falou sobre as perspectivas de oferta de gás natural no Brasile o diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Coelho, apresentou o tema "inserção do GNV na matriz da mobilidade urbana. A diretora  técnica do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, explicou os benefícios do uso do GNV para a Saúde Pública. Staffan Filipsson, coordenador do projeto INSPIREWATER Horizon2020 da UE, falou sobre a experiência da Suécia na implantação do gás renovável para o transporte público.

Sobre O Tema a "Inserção do Gás Natural na Matriz da Mobilidade Urbana apresentado por José Mauro Ferreira Coelho, Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética - EPE,  você pode você pode obter a apresentação realizada clicando neste link

O evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás) e Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil

DsnP7pAXgAM_U46.jpg

Foto: Divulgação do evento

Notícias Relacionadas

EPE disponibiliza Informe Técnico sobre Custo de Combustível e Preços de Referência dos Combustíveis para as Soluções de Suprimento no Produto “Potência"

14/02/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico que visa a fornecer os elementos para a formulação do Custo do Combustível e dos Preços de Referência dos combustíveis para as usinas termelétricas participantes do leilão para suprimento a Boa Vista e Localidades Conectadas, conforme Portarias do Ministério de Minas e Energia nº 512, de 21 de dezembro de 2019 e nº 58/GM, de 23 de janeiro de 2019.

EPE participa pela primeira vez do evento Campus Party

14/02/2019 - Pela primeira vez, a Empresa de Pesquisa Energética foi convidada a participar do evento Campus Party, um dos principais eventos de tecnologia do cenário. A EPE, representada pela Assessora de Comunicação Social, Maura Xerfan e pela Analista de Pesquisa Energética, Natalia Moraes, participará do evento com o projeto ABCDEnergia; projeto esse voltado para o público jovem, onde são abordados assuntos do cenário energético de forma lúdica e educativa.

País precisa diversificar fontes de energia sem gerar ineficiências

13/02/2019 - País precisa diversificar fontes de energia sem gerar ineficiências Responsável pela coordenação dos estudos que subsidiarão o pla- nejamento energético do governo de Jair Bolsonaro, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, vê com bons olhos o avanço da energia eólica e solar e a diversificação dos recur- sos energéticos brasileiros. Ele en- tende, no entanto, que há necessi- dade de aperfeiçoamento do mo- delo de avaliação da segurança energética do país em relação ao novo cenário e que a solução deve ter razoabilidade econômica, para não onerar consumidores nem prejudicar investidores

EPE participa da solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções entre Porto Central e Porto de Pecém

06/02/2019 - O diretor de Estudos do Petróleo Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, acompanhado de seu assessor, Alexandre Cobbett, representando a EPE e o secretário de Petróleo Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, participou e discursou na solenidade de Assinatura do Protocolo de Intenções entre Porto Central, situado no Espírito Santo, na sede da FINDES, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo

Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo Presidente da EPE

04/02/2019 - Aos 35 anos, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira é o novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A nomeação ocorreu na sexta-feira (01/02), por despacho da secretaria-geral e hoje (04/02) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).