EPE participa do Workshop “Gás Natural da Amazônia - Garantia de Desenvolvimento Sustentável para o Estado”

O Workshop "Gás Natural da Amazônia - Garantia de Desenvolvimento Sustentável para o Estado" aconteceu dia 20 de agosto, em Manaus. O diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, e o superintendente de Petróleo e Gás Natural, Marcos Frederico Farias de Souza, representaram a EPE no seminário.

A mesa de abertura do evento teve a participação do diretor José Mauro (EPE), do diretor da ANP, José Cesário Cecchi, da diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo, do deputado federal e presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados do AM, Silas Câmara, do governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, e do vice diretor geral da Rosneft, Alexandre Quadrado. 

mesadeabertura.jpg

O superintendente Marcos Frederico (EPE), palestrou sobre o tema "Potencial Geológico da Bacia do Solimões". Durante a apresentação, Marcos Frederico apontou, dentre diversos assuntos, o "Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás", especialmente a Bacia do Solimões, sua Importância petrolífera e seu potencial exploratório, além da Produção Potencial de Gás Natural dessa Bacia - cenário até 2030 e os principais Desafios para a Monetização do Potencial de Gás no Amazonas. Confira a apresentação aqui

Organizado pela Rosneft Brasil e o Governo do Estado do Amazonas, o workshop teve como objetivo discutir a modernização da exploração do Gás Natural do Amazonas, o Novo Mercado de Gás, o Acesso à Infraestrutura, o Potencial Geológico da Bacia do Solimões e o Projeto de Gás do Solimões. Em junho de 2019, a Rosneft e o Governo do Amazonas assinaram uma carta de intenções que concede ao Projeto de Gás do Solimões o status de prioritário para o Estado. O projeto tem diversos benefícios mapeados para a economia local, como o potencial de aumentar a arrecadação de tributos e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

José Mauro.JPG

Notícias Relacionadas

EPE participa do evento Americas Gas & Power Summit (AGPS)

21/11/2019 - A EPE, representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, e o Superintendente Adjunto de Petróleo e Gás Natural, Marcelo Alfradique, participa, nos dias 20 a 22 de novembro de 2019, da Conferência "Americas Gas & Power Summit (AGPS)", no Panamá.

Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020: EPE publica revisão do Informe Técnico sobre Preços de Referência dos Combustíveis

18/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE publica uma revisão do Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para os Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020.

EPE disponibiliza edição 2019 do BEN – Balanço Energético Nacional

18/11/2019 - A EPE – Empresa de Pesquisa Energética tem a grata satisfação de disponibilizar mais esta edição do BEN – Balanço Energético Nacional, publicação anual e de competência desta instituição, fundamental para atividades de planejamento e acompanhamento do setor energético nacional.

EPE palestra no Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília

14/11/2019 - A EPE esteve no Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília, na última terça (12) para proferir palestra aos Oficiais Generais e Superiores do Exército Brasileiro, que ocorreu no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

EPE abre Consulta Pública do documento Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019

14/11/2019 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE abre em 14/11/2019 a Consulta Pública do documento “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás 2019”. O Zoneamento é um estudo contínuo realizado em ciclos pela EPE para apoiar o Ministério de Minas e Energia - MME na elaboração do planejamento energético do País.